Ministro do Turismo visita obras no Complexo da Rampa nesta segunda-feira

Complexo da Rampa

O ministro do Turismo, Gilson Machado, fará uma visita nesta segunda-feira (12) as obras do Complexo Cultural da Rampa. Ele será acompanhado por uma comitiva da governadora Fátima Bezerra (PT) para conhecer o espaço, que deverá ser um dos principais museus do Rio Grande do Norte.

A obra tem 99% de conclusão, e deverá ser entregue nas próximas semanas. Localizada no bairro de Santos Reis, zona Leste de Natal, o valor total da obra é de R$ 8,2 milhões, e teve início em 2013.

No espaço, estarão disponíveis os prédios do Museu da Rampa e do Memorial do Aviador, que passam por pequenos retoques de manutenção de pintura. Segundo a Secretaria de Infraestrutura (SIN), pasta resposável pela obra, também estão sendo finalizados detalhes em pintura da área do deck e nos píeres, às margens do Rio Potengi. Após a entrega da obra, o Complexo será gerido pela Secretaria Estadual de Turismo, que ficará responsável inclusive pelo acervo.

Rampa sediou encontro na 2ª guerra mundial

A Rampa é uma antiga estação de passageiros e de transporte de correspondências, utilizada como base para receber hidroaviões. O local foi palco de um encontro histórico para Natal. Em 28 de janeiro de 1943, quando o mundo vivia os temores da Segunda Guerra Mundial, o presidente da República, Getúlio Vargas, e o presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, se encontraram em Natal para discutir a participação brasileira na guerra. O encontro, celebrado como a “Conferência do Potengi” aconteceu na Rampa, e resultou na transformação da Rampa em uma base aérea militar utilizada durante a Segunda Guerra Mundial sendo utilizada até 1944.

O Complexo Cultural da Rampa irá guardar fatos relacionados à Segunda Guerra Mundial, que colocou Natal nas páginas dos livros de história. A capital potiguar recebeu a maior base dos Estados Unidos fora do território norte-americano à época e a Rampa teve participação importante no acordo com os americanos. O museu terá fotos, artefatos e utensílios usados pelos soldados.

Governadora conversou com vereador sobre o tema

Na última semana, a governadora Fátima Bezerra (PT) recebeu o vereador Hermes Câmara (PTB) para tratar sobre pautas referentes ao turismo da capital. Hermes é presidente da Comissão de Indústria, Turismo, Comércio e Empreendedorismo na Câmara Municipal de Natal. Segundo o vereador, um dos temas abordados na conversa foi a conclusão das obras do Complexo Cultural Rampa. Segundo Fátima, o espaço vai abrigar o Museu da Rampa e Memorial do Aviador, e deverá se tornar um dos mais importantes equipamentos históricos, culturais e turísticos do RN.

“Isso é muito bom, e vai contribuir muito com nossa cidade e com nosso estado. No turismo, na cultura, na economia. E é preciso destacar que a questão econômica tem uma enorme influência com o avanço da vacinação”, afirmou o vereador Hermes Câmara na ocasião.

Foto: Raiane Miranda

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar