Anvisa alerta para possíveis casos de miocardite após segunda dose da Pfizer

Anvisa alerta para possíveis casos de miocardite após segunda dose da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) declarou que os imunizantes que utilizam a tecnologia de RNA Mensageiro em sua composição estão sendo responsáveis pelo aumento de casos de miocardite nos Estados Unidos após a vacinação dos americanos contra a Covid-19. A miocardite ocorre quando há uma inflamação no músculo cardíaco. Atualmente, as vacinas da Pfizer e da Moderna utilizam essa tecnologia.

No Brasil, que tem a vacina Pfizer autorizada para aplicação no País, não houve ainda qualquer relato oficial dessa condição nos vacinados; mas o órgão regulador alerta para a necessidade de acompanhamento por parte das secretarias, serviços e profissionais de saúde no diagnóstico, tratamento e notificação de possíveis casos de miocardite nos brasileiros.

Nos Estados Unidos, riscos foram aumentados para a ocorrência de miocardite e pericardite após a aplicação da segunda dose das vacinas. Os sintomas são dor no peito, falta de ar, palpitações ou alterações de batimentos cardíacos e surgem alguns dias após a vacinação. A Anvisa diz que a identificação precoce de sintomas e a adoção de tratamento oportuno são aspectos fundamentais para uma melhor evolução clínica de pacientes com quadro de miocardite e pericardite; mas esclarece que o risco da ocorrência desses efeitos adversos é baixo.

Aos pacientes que forem imunizados com a Pfizer, a agência orienta que procurem atendimento médico imediato se tiverem sintomas como dor no peito, falta de ar e palpitações. Os casos suspeitos devem ser comunicados à Anvisa.

Foto: Myke Sena/MS/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês