Em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, o epidemiologista e professor da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), Pedro Hallal, considera importante a vacinação de jovens: “vacinar os adolescentes é extremamente importante para chegar ao benefício coletivo da imunidade de rebanho. Inclusive, para permitir a volta às aulas presenciais, que é uma grande prioridade do momento”. A declaração foi feita após a inclusão de adolescentes de 12 a 17 anos no calendário de vacinação de São Paulo, anunciada neste domingo, 11, pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB).
O governo paulista saiu na frente e anunciou a inclusão do grupo para receber o imunizante. De acordo com o novo cronograma de imunização apresentado por Doria, os adolescentes deverão ser imunizados de 23 de agosto a 30 de setembro. A vacina da Pfizer é o único imunizante, até o momento, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a vacinação de jovens e crianças no Brasil.
Na avaliação do epidemiologista, os adolescentes aparentam ser um público que não vai recusar a possibilidade de se vacinar e que, portanto, deve aderir à campanha. “São adolescentes que já estão acostumados a tomar vacina, já são de uma geração que tomou muita vacina na infância e que, em geral, acredita na ciência”, afirma.
Foto: Carlos Bassan
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.