As aulas presenciais recomeçam hoje em 43 unidades de ensino da capital, a maioria delas CMEIs. A Secretaria Municipal de Educação garante a obediência aos protocolos definidos, como a utilização de máscaras, higienização dos espaços e medidas de distanciamento social. Os estudantes da rede municipal de ensino estão sem aulas presenciais desde o dia 18 de março de 2020.
Sinte decide hoje sobre greve na rede municipal
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande do Norte (Sinte/RN) decide, nesta quarta-feira (14), se a greve da categoria será confirmada, conforme indicado desde a semana passada, numa assembleia geral dos professores. O Sinte cobra um reajuste de 12,84% por parte da prefeitura no piso salarial e imunização completa dos profissionais da categoria para poder volta à sala de aula.
“A categoria quem vai decidir, ela é soberana. A gente encaminha e cumpre o que ela delibera. A decisão dela passa a ser nossa decisão”, comenta a coordenadora geral do Sinte/RN, Fátima Cardoso.
O reajuste solicitado pela categoria é referente ao ano de 2020. A prefeitura alega que não há condições de conceder a correção salarial em virtude da pandemia de coronavírus. Segundo a secretária de Educação, Cristina Diniz, o município até poderia conceder o reajuste aos trabalhadores da ativa, por meio dos recursos do Fundeb, mas os inativos não poderiam ser incluídos, já que são pagos com recursos da Prefeitura, e que, segundo a secretária, correspondem a 80% dos aposentados em Natal.
Foto: Anna Alyne Cunha/Inter TV Cabugi
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.