Álvaro Dias assina ordem de serviço para construção de Cras e Creas na Zona Norte

Alvaro Dias

Nesta terça-feira (13), o prefeito Álvaro Dias, e os secretários Adjuto Dias (Semtas) e Carlson Gomes (Semov)  assinaram a ordem de serviço para a construção de um Centro de Referência da Assistência Social (Cras) e um Centro de Referência Especializada da Assistência Social (Creas), ambos localizados no Conjunto Pajuçara, Zona Norte da cidade. Para alcançar o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade aos serviços essenciais oferecidos pela Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), estão sendo criados dois centros de referência do Sistema Único de Assistência Social (Suas).  

“Nós autorizamos o início desta obra importante para a população, por entender que os idosos, as pessoas com deficiência, as vítimas de violência sexual, a população em situação de rua e as crianças, principalmente durante a pandemia da Covid-19, necessitam estar próximas das políticas públicas. Houve um repasse da bancada federal oriundo de várias emendas num valor aproximado de R$ 40 milhões e a Prefeitura está trabalhando com estas emendas para, cada vez mais, mudar a vida de muitas pessoas. Vem aí mais um Creas e um Cras beneficiando a comunidade de Pajuçara e a Zona Norte”, assegura o prefeito Álvaro Dias.

O secretário da Semtas, Adjuto Dias, ressalta que estas obras irão se juntar aos 12 Cras e quatro Creas já existentes no município e que um imóvel planejado para este fim trará um serviço de excelência para a população e uma economia aos cofres públicos, por não ter despesas com aluguel. “São obras no valor de quase R$ 800 mil que promovem a inclusão social, a proteção das famílias e o acesso à cidadania. Queremos cuidar, amparar e incluí-las nos programas municipais e federais. Trabalhamos, a fim de minimizar os impactos sociais e a vulnerabilidade. Estaremos inaugurando, num prazo de execução previsto de 180 dias, dois importantes imóveis para a assistência social e para os natalenses”, reforça.

O Cras, localizado à rua Presidente Juscelino Kubitschek, será mais uma porta de entrada das famílias para a inclusão social, que a partir da  escuta qualificada e o conhecimento dos processos de vida e relações sociais em que uma família está inserida, pode ofertar diversos serviços como Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada (BPC – para idosos e pessoas com deficiência) e benefícios eventuais (auxílios natalidade, funeral e calamidade pública).

O novo Creas, localizado à rua Doutor Juliano Moreira, será mais um serviço de orientação e apoio às famílias com direitos violados: população de rua, adolescentes em medidas socioeducativas, crianças e adolescentes submetidos ao trabalho infantil, vítimas de violência (sexual, física, psicológica e maus tratos), idosos, mulheres e pessoas com deficiência. O atendimento é realizado por uma equipe multidisciplinar que faz o acolhimento e desenvolve as ações para minimizar a situação de violência ou de violação de direitos, sofrida pelo indivíduo ou família.

Estes dois equipamentos vêm somar às ações que o prefeito Álvaro Dias tem promovido para dar qualidade de vida para as pessoas, seja no transporte, na saúde, no lazer, dentre tantas outras obras em andamento. “Este esforço em pensar e projetar uma cidade para pessoas está sendo fortalecido agora com essas obras na Zona Norte que se unem a pavimentação e drenagem de mais de 300 ruas e a revitalização de praças. Estamos vencendo a pandemia sem parar de trabalhar”, afirma o secretário Carlson Gomes, da Secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura.

Para o prefeito Álvaro Dias, a busca desse sucesso é a soma dos esforços e a colaboração da bancada federal, da câmara dos vereadores, dos secretários, da equipe de servidores dedicados e da sociedade civil em favor do povo. “Mesmo diante de uma pandemia e escassez de recursos estamos conseguindo realizar um bom trabalho”, avalia.

Foto: Alex Régis/Secom

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês