O Museu Câmara Cascudo reabre para escolas e professores que estejam interessados em visitas virtuais às dependências do museu e dinamizar o conteúdo ensinado em sala de aula. De acordo com a coordenadora pedagógica do setor educativo do Museu Câmara Cascudo, a pedagoga Cristina Moreira, as visitas ocorrerão de maneira exclusivamente remota e os professores já podem agendá-las de acordo com o conteúdo trabalhado com os alunos durante as aulas. A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido por Cristina, chamado de Projeto de Mediação Virtual, que foi iniciado na última terça-feira, 13 de julho.
Para inaugurar a retomada das visitas ao Museu, os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I do Núcleo de Educação da Infância (NEI), da UFRN, participaram de uma visita experimental, que contou com a participação de estudantes de graduação da Universidade, os quais atuam como bolsistas do Museu Câmara Cascudo e foram os responsáveis pelo acompanhamento das crianças e adolescentes que participaram da visita piloto.
De acordo com Cristina Moreira, os temas podem variar de acordo com o interesse da escola e dos temas disponíveis nas exposições montadas nas salas do Museu. Além das mediações, as crianças também podem colocar em prática o que aprenderam através de quizzes e atividades interativas desenvolvidas pela própria equipe do setor Educativo.
A ideia, agora, é ampliar o projeto para todas as escolas públicas e privadas do Estado. Aos professores e/ou instituições interessadas, é possível conhecer as exposições disponíveis no Museu diretamente no site da instituição na internet, acessando o endereço www.mcc.ufrn.br. Em seguida, os interessados precisam informar a quantidade de alunos na turma, os temas que desejam abordar e o objetivo da visita ao local
Em decorrência do início da pandemia que teve início em março de 2020, as visitas presenciais estão suspensas desde então. Nas visitas virtuais, a equipe do setor Educativo participa da sala de aula virtual – com a plataforma oferecida pela escola – narra a história e os fatos sobre a exposição, além de interagir com os estudantes em tempo real. Assim como as visitas presenciais ao MCC, as virtuais também são uma forma de complementar a educação Científica, Histórica e Cultural.
Para agendar as visitas virtuais, basta entrar em contato com o setor Educativo do Museu, com antecedência, através do e-mail [email protected] ou do WhatsApp (84) 9466-0517 e falar com Cristiana Moreira.
Foto: Divulgação/Museu Câmara Cascudo
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.