Dos 24 partidos políticos com representação na Câmara dos Deputados, apenas cinco tentaram barrar o aumento do fundo eleitoral. Com o aumento, os repasses públicos para as campanhas políticas quase triplicaram. O partido Novo realizou uma mobilização para rejeitar o fundo de R$ 5,7 bilhões incluído na votação da quinta-feira (15) da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) no Congresso. A proposta contou com o apoio do Cidadania, PSOL, Podemos e PSL.
O Novo apresentou ao plenário um pedido de alteração do texto-principal, o chamado “destaque”, para retirar das regras do Orçamento a previsão de um cálculo para o financiamento de campanha. Com isso, o montante teria de ser definido na Lei Orçamentária Anual (LOA), a ser entregue pelo governo ao Congresso até agosto. Como há a necessidade de cortar recursos, isso dificultaria o aumento. Mas o pedido não conseguiu convencer a maioria das legendas.
A votação do destaque apresentado pelo Novo foi simbólica. Dessa forma, não é possível saber exatamente como votou cada parlamentar em relação a esse tema, especificamente. As lideranças do Cidadania, PSOL e Podemos se manifestaram em apoio ao pedido do Novo. Cerca de 15 minutos após o encerramento da votação, o PSL também se manifestou favorável. Na Câmara, os partidos que apoiaram a proposta somam 88 deputados, mas seriam necessários 257 votos para a aprovação do destaque.
No Rio Grande do Norte, apenas dois parlamentares votaram contra o aumento do fundo eleitoral
Dos oito deputados federais do Rio Grande do Norte (RN), somente dois deles votaram contra o aumento do fundo eleitoral: Natália Bonavides (PT) e Rafael Motta (PSB). A proposta estava dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias, votada na noite desta quinta-feira (15) na Câmara dos Deputados.
Confira o voto dos deputados federais pelo RN:
Benes Leocádio (Republicanos-RN) – SIM
Beto Rosado (PP-RN) – SIM
Carla Dickson (PROS-RN) – SIM
General Girão (PSL-RN) – SIM
João Maia (PL-RN) – SIM
Natália Bonavides (PT-RN) – NÃO
Rafael Motta (PSB-RN) – NÃO
Walter Alves (MDB-RN) – AUSENTE
Orientaram Sim à proposta (na prática, a favor do novo fundão): PSL, PL, PP, PSD, MDB, PSDB, DEM, Solidariedade, Pros, PSC, PTB e Cidadania.
Orientaram Não à proposta: PT, PSB, PDT, Podemos, PSOL, Novo, PV, Rede e a liderança da Oposição.
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.