Nova Cruz: Governo reinicia obras de abatedouro da cidade

Abatedouro de Nova Cruz

O Governo do Rio Grande do Norte retoma no próximo dia 26 as obras do abatedouro público na cidade de Nova Cruz, que vai atender vários municípios do Agreste e do litoral sul. Esta obra se arrasta desde 2014. “Em 2019, quando assumimos a gestão, havia apenas 40% do cronograma executado. Por dois anos trabalhamos para destravar os problemas e fazer nova licitação. Agora vamos concluir os serviços e entregar o equipamento no próximo mês de outubro” afirmou a governadora Fátima Bezerra ao visitar as instalações na tarde desta sexta-feira (16).

O abatedouro contará com uma edificação moderna e projetada para a sua finalidade. Os equipamentos, que já foram adquiridos, também são os mais adequados atendendo todas as normas sanitárias e de saúde animal para abater gado bovino, suíno, caprino e ovino. Também vai ter selo atestando a qualidade das carnes.

O diretor presidente da Emater (Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN), César Oliveira, registrou que além de beneficiar a saúde da população, que passará a consumir carne com controle de qualidade e origem conhecida, o abatedouro vai gerar novas oportunidades de trabalho e renda para a população e, ainda, impacto positivo na arrecadação dos municípios.

Para o presidente da Associação de Criadores de Suínos de Nova Cruz, José Agenor da Silva, o abatedouro é muito aguardado pelos produtores que passarão a ter um local adequado, evitando abates clandestinos e sem garantia de qualidade.

“É mais um avanço no apoio à produção em nosso Estado. É ação do Governo para melhorar a qualidade de vida e criar oportunidades de trabalho e renda para a população”, avaliou o secretário estadual de Gestão de Projetos e Metas  (Segri) e coordenador do programa Governo Cidadão, Fernando Mineiro.

Acompanhando a governadora na visita, o senador Jean Paul Prates ressaltou o papel do Estado ao construir o abatedouro dentro das normas de segurança e sanidade exigidas pelas normas legais. “Infraestrutura para o produtor e carnes de qualidade para a população”, declarou.

O investimento é no valor de RS 967.727,11, oriundos do Orçamento Geral da União (OGU) e contrapartida do Governo do Estado.

Fotos: Raiane Miranda/Assecom-RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês