Igarn

Reservatórios de água do RN estão com 48% da capacidade total, diz Igarn

Foi divulgado nesta segunda, 19, o Relatório do Volume dos Principais Reservatórios Estaduais, produzido pelo Igarn (Instituto de Gestão das Águas do Rio Grande do Norte), que traz a situação de 47 reservatórios para abastecimento de água em todo o estado. De acordo com o levantamento, as reservas hídricas potiguares acumulam 48,38% de sua capacidade total.

Em números absolutos, as reservas superficiais possuem 2.117.662.025 m³ de água acumulados. O Igarn monitora reservatórios que possam acumular 5 milhões de m³ ou mais de água. Juntos, os 47 pontos podem acumular até 4.376.444.842 m³.

De acordo com o relatório, a maior barragem do estado, a Armando Ribeiro Gonçalves, em Itajá, está com 57,11% de sua capacidade. Já a barragem de Santa Cruz, em Apodi, está com 41,29% de sua capacidade total. O terceiro maior reservatório do estado, a barragem de Umari, está com 69,71% de sua capacidade.

Ainda de acordo com o levantamento, o açude público de Encanto é o que possui, proporcionalmente, a maior ocupação, com 97,13% de sua capacidade, seguido pelo açude Flechas, em José da Penha, com 97,10%. Já os açudes Inharé, em Santa Cruz, e Trairi, em Tangará, estão completamente secos.

Foto: Raylton Alves / Banco de Imagens ANA

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.