O Governo do Rio Grande do Norte planeja abrir novos concursos em 2022; nas áreas da educação, saúde, segurança, além do Detran/RN. As informações são da Secretaria de Estado da Administração (Sead/RN), divulgadas hoje pelo jornal Tribuna do Norte. Atualmente, o Estado tem três certames em andamento: Polícia Civil do Rio Grande do Norte, com 301 vagas; Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep), com 340 disponíveis; e Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fundase), com 500 a disposição. Para os dois primeiros, as inscrições já estão encerradas. Em relação à Fundase, ainda não há previsão para o edital.
De acordo com a Sead, na atual gestão foram feitas aproximadamente 7 mil contratações, entre efetivas e temporárias, especialmente nas áreas da saúde, devido a pandemia da Covid-19, e da segurança pública. “Há muito tempo o Estado não fazia concurso, mas essa gestão vem fazendo. A gente contratou 1.360 policiais, colocamos 1.024 na praça, e estamos colocando o restante, agora neste ano, na praça após curso de formação. Além disso, nós contratamos bombeiros militares e contratamos bastante policiais penais, fizemos vários concursos temporários para a área da Saúde, por conta da Covid. E chamamos também o pessoal efetivo da Saúde, do concurso que está em vigor”, afirmou o subsecretário de recursos humanos da Sead, Ediran Teixeira.
A Administração planeja, a longo prazo, suprir as necessidades dos profissionais no estado, que hoje é de aproximadamente 7 mil servidores. Há a expectativa de que em 2022 sejam iniciados os processos dos concursos para a Educação, profissionais de saúde da Polícia Militar e Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RN). Também há demanda por novos servidores e reposição de vagas no Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) e no Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
Mas a pasta também alerta que novas convocações esbarram em impeditivos jurídicos e na falta de recursos, uma vez que as novas seleções dependem do aumento da receita. Apesar dos impasses, a titular da Sead, Virgínia Ferreira, acredita que as convocações que acontecerão ainda neste ano darão um fôlego novo ao funcionalismo público.
Foto: Reprodução
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.