Argentina quer suspender imunizante Sputnik V por atrasos

Sputnik

A Argentina ameaçou romper o contrato de compra da vacina russa Sputnik V por causa dos atrasos na chegada de segundas doses. O país foi um dos primeiros países a usar amplamente o imunizante, e agora aumenta a pressão sobre o governo da Rússia. Os atrasos começaram a comprometer sua campanha de vacinação contra a Covid-19.

Em uma carta dirigida ao Fundo Russo de Investimento no dia 7 de julho e divulgada ontem, o governo de Alberto Fernández reclama dos atrasos e faz a ameaça de rompimento de contrato. A informação foi confirmada pela assessora presidencial Cecilia Nicolini. “Precisamos urgentemente das doses restantes. A essa altura, todo contrato está em risco de ser publicamente cancelado”, diz a carta.

O esquema vacinal da Sputnik V, produzida pelo laboratório Gamaleya, compreende duas doses que são diferentes e não podem ser substituídas por outro imunizante, ao contrário da maior parte das outras vacinas contra a covid-19. “Nós entendemos a escassez e as dificuldades de produção de alguns meses atrás. Mas agora, sete meses depois, ainda estamos muito atrás, enquanto começamos a receber doses de outros fornecedores regularmente, com cronogramas que são cumpridos”, diz trecho da carta.

O acordo entre Argentina e Rússia prevê cerca de 30 milhões de doses da Sputnik V. O país recebeu, até agora, 11,86 milhões de doses, sendo 9,37 milhões da primeira dose, mas apenas 2,49 milhões do componente da segunda dose da Sputnik V.

Foto: Reprodução/Casa Rosada

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês