Governo do Estado e Cremern firmam acordo para a ampliação de leitos de UTI no RN

Cremern

O Governo do Rio Grande do Norte e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Norte (Cremern) firmaram um novo acordo na justiça que vai permitir o aumento no número de leitos de UTI no estado. Com a nova pactuação, serão abertos 55 novos leitos, com o número podendo chegar a até 202.

O acordo foi celebrado na manhã desta quinta-feira (22), na 4ª Vara Federal. A audiência foi conduzida pela Juíza Federal Gisele Leite, em face do ajuizamento de Ação Civil Pública estruturante por parte do Cremern em desfavor do Estado do RN. Com a nova pactuação, há um aumento nos números de leitos inicialmente acordados na Justiça em 2013 e retificados em 2017.

No acordo anterior, havia sido pactuada a abertura de 158 leitos. Até o momento, 147 foram abertos, por força da ação civil. Além deles, havia ainda 30 leitos privados provisórios em contrato, totalizando 177 leitos.

Com a nova pactuação, a Ação Civil Pública passará a tutelar 202 leitos, com a abertura de mais 55 novos, sendo 10 em São José de Mipibu, 20 no Hospital Maria Alice Fernandes, 05 UTIN em Currais Novos (até novembro de 2021) e 20 leitos no Hospital da Mulher de Mossoró (até junho de 2022).

Após a abertura, os leitos somente poderão ser fechados por força de decisão judicial. Durante a audiência, as partes falaram a respeito da necessidade de criação de novos leitos de UTI. Na avaliação do presidente do Cremern, Marcos Jácome, o novo acordo foi importante: “Haveremos de avançar ainda mais em relação à qualificação desses leitos, desde sua regulação de acessibilidade, com controle do tempo ideal de permanência nesses leitos. Sempre com supervisão dos equipamentos adequados e da necessária habilitação dos profissionais para atuarem numa área tão especifica”, afirmou.

Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo