O vice-presidente Hamilton Mourão garantiu a realização das eleições no próximo ano, quando a população brasileira vai definir deputados estaduais, federais, senadores, governadores e presidente. Na afirmativa de Mourão, a eleição vai ocorrer, mesmo sem a implementação do voto impresso, condição definida pelo presidente Jair Bolsonaro. “Nós não estamos mais no século 20. É lógico que vai ter eleição. Quem é que vai proibir eleição no Brasil? Nós não somos República de Banana”, afirmou o vice-presidente em conversa com jornalistas ontem.
Na entrevista, Mourão declarou-se favorável ao voto impresso e sugeriu que a urna eletrônica utilizada no Brasil é tecnologicamente defasada e precisa ser “evoluída”. “O voto impresso, o governo defende esse debate. Eu também sou francamente a favor. Nós usamos uma urna de primeira geração. A Argentina, por exemplo, está em uma urna de terceira geração. Tudo aquilo que melhorar a capacidade de a gente ter certeza do processo eleitoral não é problema nenhum”, disse.
O vice-presidente também defendeu o ministro da Defesa, Braga Netto, de um suposto episódio revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo, onde o ministro teria ameaçado a realização das eleições, condicionando ao voto impresso, em conversa com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Ambos negaram o episódio.
“Eu conheço Braga Netto há muito tempo e sei que ele não manda recado. Pelo que eu entendo do presidente Arthur Lira, se algo chegasse a ele dessa forma, ele reagiria de imediato e colocaria esse assunto de forma pública, e não de forma sub-reptícia”, considera o vice-presidente.
Foto: Bruno Batista /VPR
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.