‘Nós temos que passar a faca no Sistema S’, diz secretário do Ministério da Economia

Sistema S passa a faca

“Está na hora de o Sistema S ajudar. Temos um sistema que tem bilhões de reais em caixa, tem bilhões de reais em imóveis. É inaceitável esse sistema não aceitar contribuir”, afirmou Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica do Ministério da Economia. A fala foi durante transmissão ao vivo do jornal Valor Econômico, ao defender a transferência dos valores do Sistema S ao programa de qualificação profissional que está sendo formulado pelo governo para jovens de baixa renda.

De acordo com Sachsida, arrecada por volta de R$ 20 bilhões por ano. “Estou pedindo R$ 6 bilhões deles […] Minha posição é muito firme: nós temos que passar a faca no Sistema S, tem que tirar dinheiro deles para passar para o jovem carente”, afirmou o secretário. O Sistema S é um conjunto de entidades administradas por associações patronais voltadas, principalmente, para o treinamento profissional.

Antes de assumir o cargo, o ministro da economia, Paulo Guedes prometeu “meter a faca” nos recursos das instituições que fazem parte do sistema. A uma plateia de empresários, o então futuro ministro disse, em dezembro de 2018, que, com “interlocutor bom, corta 30%; se não, corta 50%”.

Foto: Reprodução/Sérgio Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado