‘Nós temos que passar a faca no Sistema S’, diz secretário do Ministério da Economia

Sistema S passa a faca

“Está na hora de o Sistema S ajudar. Temos um sistema que tem bilhões de reais em caixa, tem bilhões de reais em imóveis. É inaceitável esse sistema não aceitar contribuir”, afirmou Adolfo Sachsida, secretário de Política Econômica do Ministério da Economia. A fala foi durante transmissão ao vivo do jornal Valor Econômico, ao defender a transferência dos valores do Sistema S ao programa de qualificação profissional que está sendo formulado pelo governo para jovens de baixa renda.

De acordo com Sachsida, arrecada por volta de R$ 20 bilhões por ano. “Estou pedindo R$ 6 bilhões deles […] Minha posição é muito firme: nós temos que passar a faca no Sistema S, tem que tirar dinheiro deles para passar para o jovem carente”, afirmou o secretário. O Sistema S é um conjunto de entidades administradas por associações patronais voltadas, principalmente, para o treinamento profissional.

Antes de assumir o cargo, o ministro da economia, Paulo Guedes prometeu “meter a faca” nos recursos das instituições que fazem parte do sistema. A uma plateia de empresários, o então futuro ministro disse, em dezembro de 2018, que, com “interlocutor bom, corta 30%; se não, corta 50%”.

Foto: Reprodução/Sérgio Lima

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês