Guarda Municipal de Natal garante apoio à vacinação de pessoas em situação de rua

Vacinação de pessoas em situação de rua

A Ronda Saúde da Guarda Municipal do Natal (RondaS/GMN) iniciou nesta segunda-feira (26) um trabalho de segurança e apoio na vacinação de pessoas em situação de rua. O serviço é conduzido pela equipe do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e os guardas municipais têm a missão de proteger e acompanhar todo o percurso na busca de identificar os moradores de rua e realizar a imunização contra a Covid-19.

A ação humanitária foi iniciada pela Cidade Alta, centro de Natal. Duas rotas de busca ativa foram programadas compostas por uma guarnição de guardas municipais e uma equipe de vacinação. O roteiro é seguido ao longo das ruas e no momento que os agentes percebem pessoas em situação de rua, as mesmas são abordadas, identificadas, explicadas sobre o programa de imunização, feito o cartão de vacinação e aplicado o imunizante.

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas, ressaltou que o apoio operacional dos guardas municipais garante o ordenamento da vacinação, dão segurança à equipe de saúde e contribui na busca da população que vive nas ruas e necessita do amparo social realizado pela Prefeitura do Natal. “É um serviço humanitário de grande relevância. O Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19 garante a prioridade na vacinação dessas pessoas, que estão expostas a um risco maior de contaminação. A Guarda mais uma vez se mostra atuando de maneira cidadã”, afirmou.

O imunizante destinado para aplicação nas pessoas em situação de rua é a Janssen, da farmacêutica Johnson & Johnson. A utilização dessa vacina é mais apropriada à população de rua por necessitar de apenas uma dose para alcançar os resultados. O serviço móvel de vacinação de pessoas de rua apoiado pelas guarnições da GMN deve seguir até a próxima quinta-feira (29), com ações compreendendo as zonas Sul, Leste, Oeste e Norte.

A segurança preventiva da GMN no processo de vacinação da população da capital iniciou em 19 de janeiro. As guarnições vêm garantindo a vigilância no ponto de guarda da vacina, deslocamento até os locais de aplicação do imunizante e durante o período ativo de aplicação das vacinas.

Foto: Semdes/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês