Aliados e amigos de Mourão pedem renúncia de vice-presidente

Aliados e amigos de Mourão pedem renúncia de vice-presidente

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) teria sido aconselhado por um general da reserva muito próximo a ele a renunciar ao cargo. As informações são da CNN Brasil. Segundo a rede de TV, o conselho teria ocorrido no início da semana e, na ocasião, Mourão respondeu que não seria ainda o momento para deixar o governo.

De acordo com interlocutores, o vice-presidente, tem refletido sobre o assunto desde a última fala que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez sobre ele, o comparando com um “cunhado indesejado”. Na ocasião, Mourão estava em viagem oficial a Lima, no Peru, quando soube da fala do presidente e desde então mostrou-se indignado.

Uma reunião entre presidente e vice deverá acontecer nos próximos dias, quando ele demonstrará seu incômodo a Bolsonaro. A decisão sobre deixar o governo sempre foi rechaçada pelo vice, mas, com os recentes acontecimentos, passou de improvável para possível. O impacto que isso teria, tem sido analisado por Mourão.

Na avaliação do vice-presidente, sua saída abriria espaço para o impeachment de Bolsonaro, tendo em vista que sua presença como sucessor direto tem servido como anteparo para o universo político apoiar a abertura do impeachment. Caso deixe o posto, o sucessor direto de Bolsonaro passa a ser o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, o mesmo que tem sob sua mesa o poder de decidir sobre o impedimento de Bolsonaro.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês