Ciro Gomes afirma que Lula ‘é passado’ e se diz o nome mais viável fora da polarização

Ciro Gomes

Ciro Gomes (PDT) afirmou ser o nome mais viável fora da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT).

Em entrevista ao Broadcast Político do Estadão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou ser o nome mais viável fora da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) nas eleições do próximo ano. Na avaliação de Ciro, Lula representa o “passado, fragmentado e não racional”, enquanto Bolsonaro pode nem participar da disputa eleitoral. “Não tem nem partido político”, disse.

O ex-ministro garantiu que a população vai “se surpreender” com as alianças que seu partido, o PDT, está articulando nos estados com foco nas eleições do próximo ano. Segundo Ciro Gomes, o PT não tem candidato “viável” porque peca na articulação.

Voto impresso

O ex-ministro também falou sobre a proposta do voto impresso, defendida pelo presidente Bolsonaro e seus apoiadores. Segundo ele, a mudança é um retrocesso que representa uma “preguiça” institucional. Apesar disso, ele sugere uma combinação entre a tecnologia da urna eletrônica e um comprovante do voto que seria depositado numa urna inviolável, por amostragem.

Ciro sugere a implementação de um método em alguns locais para garantir a amostragem dos votos. Com isso, além da confirmação do voto na urna eletrônica, a ideia é que seja emitido, também, um papel com os registros dos votos. Segundo o ex-ministro, o registro impresso, após o eleitor checar e validar as informações, deveria ser depositado em local inviolável.

A contagem principal dos votos seguiria pela urna eletrônica, mas caso haja qualquer dúvida, a população teria os votos impressos para confirmar, propõe Ciro.

Foto: Leo Canabarro/Arquivo/Ilustração/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo