Ciro Gomes afirma que Lula ‘é passado’ e se diz o nome mais viável fora da polarização

Ciro Gomes

Ciro Gomes (PDT) afirmou ser o nome mais viável fora da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT).

Em entrevista ao Broadcast Político do Estadão, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) afirmou ser o nome mais viável fora da polarização entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Lula (PT) nas eleições do próximo ano. Na avaliação de Ciro, Lula representa o “passado, fragmentado e não racional”, enquanto Bolsonaro pode nem participar da disputa eleitoral. “Não tem nem partido político”, disse.

O ex-ministro garantiu que a população vai “se surpreender” com as alianças que seu partido, o PDT, está articulando nos estados com foco nas eleições do próximo ano. Segundo Ciro Gomes, o PT não tem candidato “viável” porque peca na articulação.

Voto impresso

O ex-ministro também falou sobre a proposta do voto impresso, defendida pelo presidente Bolsonaro e seus apoiadores. Segundo ele, a mudança é um retrocesso que representa uma “preguiça” institucional. Apesar disso, ele sugere uma combinação entre a tecnologia da urna eletrônica e um comprovante do voto que seria depositado numa urna inviolável, por amostragem.

Ciro sugere a implementação de um método em alguns locais para garantir a amostragem dos votos. Com isso, além da confirmação do voto na urna eletrônica, a ideia é que seja emitido, também, um papel com os registros dos votos. Segundo o ex-ministro, o registro impresso, após o eleitor checar e validar as informações, deveria ser depositado em local inviolável.

A contagem principal dos votos seguiria pela urna eletrônica, mas caso haja qualquer dúvida, a população teria os votos impressos para confirmar, propõe Ciro.

Foto: Leo Canabarro/Arquivo/Ilustração/Fotos Públicas

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês