IPEM/RN promove mutirão e fiscaliza 120 taxímetros nesta quinta-feira; objetivo é verificar veículos com final de placa de 2 a 8

Ipem/RN fiscaliza taxímetros

Com a intenção de verificar 120 taxímetros, o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte – IPEM/RN promove amanhã um mutirão de fiscalização. O atendimento aos taxistas será feito exclusivamente no local onde os veículos “correm pista” e no qual é feita a verificação do equipamento – localizado em frente a UPA Satélite.

O atendimento ocorrerá em dois turnos das 8h às 12h e das 14h às 17h e serão verificados os táxis com final de placa de 2 a 8. Para realizar a aferição do taxímetro será necessário fazer um agendamento prévio no site: https://servicos.rbmlq.gov.br/. Na sexta-feira (06/08), não haverá atendimento no setor. Os certificados de aprovação do taxímetro serão entregues na segunda, terça e quarta-feira da semana seguinte.

Fiscalizaçao Taximetro IPEM/RN
Foto: Divulgação IPEM/RN

“Iniciamos esses mutirões na semana passada com o atendimento de mais de 60 taxistas. E daremos continuidade essa semana, tendo como objetivo fiscalizar 120 taxímetros, e no decorrer das próximas semanas até conseguirmos regularizar o cronograma de verificação, que foi interrompido devido a interrupção dos serviços causada pela pandemia de Covid-19. Vale salientar que o taxista que não estiver em dia com a fiscalização, que é anual, está sujeito a multa por determinação do Inmetro, do qual somos órgão delegado, e que regulamenta o funcionamento dos taxímetros”, alerta o diretor-geral do IPEM/RN, Theodorico Bezerra Netto.

Importante reforçar que os taxistas devem seguir as recomendações de prevenção a Covid-19 como: o uso obrigatório de máscaras, realização da higienização interna dos táxis, manter o distanciamento de dois metros entre as pessoas, evitar o contato físico, comparecer apenas o condutor do carro para evitar aglomeração e, sobretudo, manter o isolamento social no caso de estar infectado pela Covid-19.

A verificação periódica dos taxímetros é obrigatória e deve ser feita anualmente e tem como finalidade conferir se o preço registrado pelo equipamento corresponde, com base na distância e no tempo gasto, ao trajeto percorrido pelo carro. Se o instrumento for aprovado o motorista receberá o certificado atualizado, o lacre e o selo de verificação do Inmetro. Caso o instrumento seja reprovado, o reparo do taxímetro deverá ser feito por uma oficina credenciada pelo IPEM/RN. Os taxistas que trafegarem com o taxímetro irregular poderão ser multados.

Fique atento nas dicas do IPEM/RN

Para identificar se o taxímetro está regularizado e foi verificado pelo IPEM/RN, o consumidor deve observar a presença do lacre, que impede o acesso à regulagem do aparelho, e do Selo do Inmetro com a informação “verificado até 2022”. Caso o lacre esteja rompido, o consumidor não deve aceitar a corrida, pois o aparelho pode apresentar medição incorreta. Em alguns casos poderão ser encontrados taxímetros com a etiqueta “verificado até 2021”, pois, a validade da verificação do instrumento pode ainda estar vigente de acordo com o cronograma de vistorias.

O consumidor que desconfiar de alguma irregularidade pode realizar denúncia na Ouvidoria do IPEM/RN pelos seguintes contatos: 0800-281-4054, com ligação gratuita; pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (84) 3222.9079.

Foto: Divulgação IPEM/RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês