Vereadores da capital retomam atividades na Câmara Municipal de Natal - Por dentro do RN
Câmara Municipal de Natal

Vereadores da capital retomam atividades na Câmara Municipal de Natal

A Câmara Municipal de Natal retomou nesta terça-feira (03) os trabalhos parlamentares com a 31ª Sessão Ordinária da Casa na sua 19ª legislatura. Após 30 dias de recesso legislativo, os vereadores retomam a atuação na CMN com análises e votações de Projetos de Lei, Vetos e outras atividades relacionadas ao andamento do processo legislativo. 


O presidente da Casa, vereador Paulinho Freire (PDT), falou da volta aos trabalhos e reforçou a importância das medidas adotadas para manter as atividades de forma segura, seguindo as orientações dos órgãos de saúde, diante da pandemia do coronavírus.

“Abrimos o semestre com toda a cautela, todos os cuidados e seguindo os protocolos de saúde. Vamos observar por duas semanas o andamento deste novo formato. A expectativa é grande e por isso aumentamos mais um dia de sessão para termos assim um melhor rendimento legislativo, para desafogar a demanda reprimida de PLs e darmos seguimento a matérias que trazem melhorias à qualidade de vida do povo de Natal”, disse Paulinho Freire. 

Durante a primeira sessão ordinária do semestre foram votados dois vetos do Poder Executivo, que foram mantidos pelos edis; e quatros projetos de lei aprovados em primeira discussão. As matérias propostas foram apresentadas pelos seguintes vereadores: Felipe Alves (PDT), em PL que torna o bloco carnavalesco da praia da Redinha, “Os Cão”, como patrimônio imaterial e cultural.

PL da ex-vereadora, Amanda Gurgel, subscrito pela vereadora Nina Souza (PDT), que reconhece de Utilidade Pública Municipal a “Associação de Professores Aposentados e Pensionistas do Magistério Público do Rio Grande do Norte – APARN”; do vereador Chagas Catarino (PSDB), que institui a Semana de Conscientização e Combate aos Crimes de Internet nas escolas da rede municipal; e da vereadora, Divaneide Basílio (PT), que reconhece o Instituto Ancestral como de utilidade pública para o Município de Natal. 

RETORNO GRADATIVO


O retorno das atividades da Câmara de Natal acontecerá de forma gradativa. Ficou estabelecido, em novo ato da Mesa Diretora, que serão realizadas três sessões ordinárias presenciais nas terças, quartas e quintas-feiras, no período vespertino, porém, com a opção do formato virtual para os parlamentares que optarem em não estar presentes no plenário.

As reuniões das comissões permanentes voltam a funcionar de forma presencial, sendo facultado ao membro a participação de forma remota; e as reuniões das frentes parlamentares e audiências públicas poderão ocorrer, desde que de forma híbrida, e com a participação de público externo apenas de forma remota. Já as sessões solenes só poderão ser realizadas externamente, fora do ambiente da Câmara de Natal.

Foto: Francisco de Assis/CMN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado