Vereadora Nina cobra agilidade na garantia dos direitos do servidor público - Por dentro do RN
Vereadora Nina

Vereadora Nina cobra agilidade na garantia dos direitos do servidor público

Durante pronunciamento na sessão ordinária desta quinta-feira (05), na Câmara Municipal de Natal, a vereadora Nina (PDT) chamou atenção mais uma vez para a aplicação dos direitos dos servidores públicos da capital potiguar. A parlamentar atentou ao Executivo Municipal quanto às questões ligadas aos quinquênios, incorporação de gratificações, evolução em decorrência de promoções, alguns dos direitos que não estão sendo concedidos no tempo correto.

“Nós temos servidores distribuídos em várias pastas. E claro, eles possuem planos de cargos e salários. Quando eles adquirem o direito à progressão, dão entrada em um processo administrativo para requerer o que lhe é devido. A tramitação acontece com todos os pareceres favoráveis. Mas quando chega a hora do governo aplicar, não defere. Então, o servidor precisa entrar com um novo processo na justiça e, só desse modo, consegue garantir o que lhe é devido”, destacou a parlamentar.

E a questão vai além da burocracia e do tempo gasto. A vereadora Nina ainda enfatiza que as decisões do município acabam gerando problemas não apenas para o servidor, que precisa contratar um advogado e iniciar uma ação judicial para obter o que a administração já reconheceu ser seu, mas também para os cofres públicos, pelo fato de que tais processos terminam trazendo prejuízos ao erário. Ela destaca que o excesso de demandas judiciais sobrecarrega o trabalho da Procuradoria, que recebe uma gama enorme de processos para defender o município, gerando desserviço para a municipalidade.

“O governo necessita estruturar uma melhor forma de planejamento, para garantir o que é devido. Se já não tem como pagar o valor inicial do servidor, quiçá com os adendos! Precisamos dialogar para que isso seja redimensionado e para que o direito do trabalhador seja concedido no prazo correto, gerando também uma economia para os cofres públicos”, finalizou a vereadora.

Foto: Francisco de Assis/Câmara Municipal de Natal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

É #FAKE que o Midway Mall vai cobrar pelo estacionamento Como consultar valores a receber com o Banco Central Morre Marília Mendonça após acidente aéreo; veja fotos CINCO deputados do RN votam pelo furo do teto de gastos Após rompimento de parceria com o Flow Podcast, hackers invadem iFood, trocam nome de restaurantes e dão apoio a Bolsonaro Azul mira compra da Latam Airlines e visa à criação de gigante sul-americana Homem se dá mal após tentar jogar drogas pela janela em Mossoró Adolescente de 16 anos é suspeito de matar os próprios irmãos, de 2 e 4 anos, no Rio de Janeiro Preço da gasolina sobe 47% em 2021 e já custa R$ 7,29 em Natal após novo reajuste Cidade faz ‘recall’ de vacinação após enfermeira da Cruz Vermelha injetar água e sal na população Mulher dá à luz dentro de elevador de condomínio na Grande Natal Operação Falsos Heróis: Polícia Federal deflagra 2ª fase de operação contra contrabando de cigarros; um policial foi preso e outro afastado