Arthur Lira manda PEC do voto impresso para o Plenário mesmo após rejeição em Comissão Especial

Arthur Lira PEC do Voto Impresso Comissão Especial

O deputado Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, disse que a decisão sobre a proposta de emenda constitucional que torna obrigatório o voto impresso será tomada no Plenário da Casa. A afirmação de Lira foi feita nessa sexta-feira (6), em uma entrevista coletiva. Na ocasião, o deputado afirmou que a proposta é polêmica e tem dividido o país, e, por essa razão, é preciso da análise dos 513 deputados para uma definição. Ainda segundo o presidente da Câmara, “a disputa já foi longe demais”, disse ele na entrevista.

Lira afirmou que, pelo Regimento Interno, as comissões especiais da Câmara têm caráter opinativo e não terminativo e, por isso, o relatório é apenas uma sugestão a ser analisada pelo Plenário. “Não há nada mais amplo e representativo do que o Plenário se manifestar, só assim teremos uma decisão inquestionável. O Plenário é a expressão da nossa democracia e vamos deixá-lo decidir”, afirmou Arthur Lira.

O presidente da Câmara também afirmou que a decisão de levar a PEC do voto impresso para o Plenário da Câmara garante a tranquilidade para as próximas eleições, a serem realizadas em outubro de 2022, quando a população escolhe os novos deputados estaduais e federais, parte dos senadores, além de governadores e o presidente da República.

“Para que possamos trabalhar em paz até janeiro de 2023, vamos levar o voto impresso para o Plenário para que todos os parlamentares possam decidir, estes que foram eleitos pelo voto eletrônico, diga-se de passagem”, afirmou o presidente da Câmara. A proposta de emenda constitucional (PEC 135/19) que torna o voto impresso obrigatório foi rejeitada por 23 votos a 11 nesta semana pela comissão especial encarregada de analisar a proposta.

Foto: Najara Araújo/Câmara dos Deputados

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês