Coca zero? Cocaína no Ceará é tão adulterada que nem a perícia encontra princípio da droga nos testes

Cocaína no Ceará

Perícia Forense do Estado do Ceará aponta que cocaína no Ceará é tão adulterada que passa por até três testes para ser identificada.

De acordo com os laudos da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), a cocaína traficada no estado é tão adulterada que os resultados dos testes, não raro, chegam a não reconhecer o princípio ativo da droga. Ainda segundo a Pefoce, os exames toxicológicos realizados, em amostras de drogas brutas, nos laboratórios da Perícia Forense ocorrem em diversas etapas.

Caso não seja possível detectar a presença do princípio ativo, no teste colorimétrico ou no teste de cromatografia em camada delgada, devido misturas adulterantes, essa mesma amostra passa pelo procedimento de cromatografia gasosa. O exame é mais detalhado e confirmatório, pois o equipamento é de alta tecnologia e consegue separar e identificar as substâncias contidas nas amostras periciadas, incluindo os adulterantes.

Cocaína no Ceará
Foto: Polícia Civil do Ceará/Reprodução

Por mês, o setor de toxicologia forense do laboratório produz uma média de 1.500 laudos de drogas brutas e 500 de amostras biológicas. Nessas análises, os peritos constatam a adulteração desses entorpecentes. Apesar do surgimento das drogas sintéticas, o maior número de laudos efetuados ainda são de maconha e cocaína.

Por meio dessas análises, a perícia encontra na cocaína que chega ao Ceará o bicarbonato de sódio, lidocaína, cafeína, amido, acetaminofeno e até lactose. No caso da cafeína, por exemplo, os traficantes tentam simular o efeito causado pela droga.

Coca zero? Cocaína no Ceará é tão adulterada que nem a perícia encontra princípio da droga nos testes
Foto: Jéssika Sisnando/Reprodução

A adulteração das substâncias é feita em laboratórios clandestinos, que introduzem substâncias sem que ocorram testes, o efeito dessa prática, que é feita sem base alguma de estudos científicos, é uma mistura que pode causar a morte, conforme os peritos. As substâncias adicionadas adulteram a droga de uma forma que há testes que sequer a substância da cocaína é encontrada.

Foto: Reprodução/Pefoce

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal
Pular para o conteúdo