Hospital Walfredo Gurgel recebe do Governo novo arco cirúrgico que realiza imagens de alta qualidade e com baixa radiação

Capa Governo do RN compra novo arco cirúrgico para o Walfredo Gurgel

Para modernizar o serviço, ampliar e qualificar o acesso ao atendimento no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HMWG), o Governo do Estado investiu cerca de 320 mil reais na compra de um arco cirúrgico que chegou ontem (17) ao hospital. O arco cirúrgico permite obter imagens cirúrgicas com alta qualidade e baixa radiação, melhorando a segurança para o paciente e agilizando o fluxo de trabalho.

“Buscando qualificar o serviço, estamos adotando um conjunto de medidas, como a ampliação do centro cirúrgico com 150 procedimentos a mais na linha de trauma-ortopedia, através de equipes credenciadas pela Sesap. E também trabalhando em conjunto com os municípios da região metropolitana além de Cosems, Conselho Estadual de Saúde, Cremern e Ministério Público Estadual no projeto de regulação da porta de entrada do hospital”, explicou Maura Sobreira, secretária adjunta de saúde.

De acordo com Maura, os pacientes que chegarem ao hospital a partir do mês de outubro deverão já ter passado por uma avaliação prévia nos serviços de origem. A regulação se dará através da Central de Acesso às Portas Hospitalares (CAPH). O hospital Walfredo Gurgel é referência estadual na linha de trauma-ortopedia e cirurgia, possui 220 leitos e tem um papel importante na rede assistencial SUS no RN. Atende especialmente à demanda da Região Metropolitana, mas é referência para todo o estado.

Atualmente, a maior demanda do HMWG é advinda de munícipes de Natal e Região Metropolitana, e 26% das pessoas que procuram a unidade vêm diretamente de seus domicílios, sem terem passado por uma regulação prévia. “O hospital hoje recebe muita demanda espontânea de pacientes que não passaram por nenhuma avaliação inicial e já se dirigem diretamente ao hospital, gerando sobrecarga desnecessária. Diante disso entendemos que o caminho é a regulação da porta de entrada”, concluiu a secretária adjunta.

Foto: Governo do Rio Grande do Norte

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês