Encontros Dialógicos Decoloniais debatem os caminhos possíveis para a América Latina sob a perspectiva indígena

Capa Dialógicos Decoloniais

O quinto dia dos “Encontros dialógicos decoloniais: vidas e vozes que importam” propõe uma reflexão coletiva para as lutas e demandas dos povos latino-americanos

Na próxima sexta-feira, 20/08, das 10h às 12h, será realizado o quinto dia do projeto “Encontros Dialógicos Decoloniais: vidas e vozes que importam”, com o tema “Um outro mundo é possível?”. As integrantes da mesa são Kalina Miranda Perkins, mestra em Ciencias en Recursos Naturales y Desarrollo Rural, doutora pelo Colegio de Postgraduados e membro-fundadora da Academia Mexicana de Entomología Aplicada (AMEA); Gimena Pérez Ortega, doutora em Ciencias Biológicas pela Universidad Nacional Autónoma de México; Norma Adriana Garduño Salazar, curandeira e mestra em Saúde Pública pelo Instituto Nacional de Salud Pública (INSP); e Elisa Urbano Ramos (Povo Pankararu), mestra em Antropologia pelo PPGA/UFPE membro da ABIA e coordenadora do Departamento de Mulheres Indígenas. A mediação será de Andrielle Mendes, pesquisadora das imagens e dos imaginários midiáticos, com enfoque em estudos de gênero e questões étnico-raciais, e doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN).

O debate será realizado virtualmente, pela plataforma Google Meet, cujo endereço de acesso será divulgado exclusivamente por e-mail para os inscritos. As inscrições podem ser realizadas diretamente pelo link (https://abre.ai/encontrosdialogicosdecoloniais) ou através do site que pode ser solicitado pelo e-mail ([email protected]).

Os(as) idealizadores(as) e organizadores(as) do evento são docentes e estudantes vinculados aos grupos de pesquisa Amaru (Observatório Latino-Americano de Comunicação, Mídias e Direitos Humanos), projeto de pesquisa do Ecomsul (Epistemologias e Práticas Transformadoras em Comunicação, Mídias e Cultura); DesCom (Epistemologias Subalternas, Epistemologias Não Essencialistas e Comunicação); e CONNAU (Convergência e Narrativas Audiovisuais), com o apoio do Departamento de Comunicação Social da UFRN e de pesquisadoras do Programa de Pós-graduação em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN).

Encontros DIalógicos deColoniais

Para Andrielle Mendes, pesquisadora da temática indígena no PPgEM/UFRN e mediadora desta edição do encontro, o recrudescimento das desigualdades sociais e violências impostas a grupos subalternizados durante a pandemia torna ainda mais importante pensar novos caminhos possíveis. “O que vemos, por vezes, nos paralisa, nos fazendo acreditar que todas as possibilidades já estão dadas e que não conseguiremos superar, enquanto coletividade, tantos problemas. De minha parte, acredito que ainda temos muito o que aprender com as comunidades indígenas, principalmente com aquelas que ainda baseiam suas práticas em princípios como o da solidariedade. Precisamos urgentemente recuperar nossa capacidade de reimaginar, de sonhar, um outro mundo possível, pois o nosso se mostra cada dia mais inviável”, explicou a pesquisadora.

ENCONTRO INTERNACIONAL

Nesta sua segunda edição, os Encontros Dialógicos Decoloniais estão sendo realizados em caráter internacional. As mesas serão sempre formadas por um/uma representante brasileiro(a) e por um(a) representante de país da América Latina, entre ativistas, acadêmicos/as, lideranças de movimentos sociais, estudantes e pesquisadores/as.

O objetivo do projeto é contribuir com o processo de enfrentamento das desigualdades e discriminações históricas contra os povos latino-americanos, agravadas pelo atual cenário da pandemia da Covid-19. Visa também ampliar a produção de conhecimento crítico sobre uma América marcada pelo sangue dos corpos negros e indígenas, sobre um conceito de humanidade construído a partir da opressão e exploração das vidas periféricas/do sul do mundo.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês