Ministério da Saúde vai testar 4 mil natalenses em pesquisa sobre a Covid-19

Ministério da Saúde vai testar 4 mil natalenses em pesquisa sobre a Covid-19

Mais de 4 mil testes de Covid-19 serão realizados em natalenses através de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). A coleta acontece de porta em porta, em 1.050 residências, a partir de hoje (19).

Em Natal, o laboratório DNA Center foi escolhido para fazer a coleta das amostras em 31 localidades. A Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, a PrevCOV, tem o objetivo de estimar o nível de infecção e de imunização ao vírus SARS-CoV-2.

Ao todo, 4 mil pessoas foram selecionadas pela Opas, de acordo com os dados fornecidos pelo IBGE. Elas serão submetidas a um teste sorológico, com coleta de sangue, para diagnóstico do IGG positivo. Isso indica se aquele indivíduo já possui anticorpos contra o coronavírus.

Durante a coleta, os 4 mil natalenses também vão responder a um questionário para saber se já foram diagnosticados ou não com a doença, se já foram vacinados ou não, qual imunizante tomaram, entre outras coisas. A pessoa assina um termo de consentimento e os dados serão mantidos sob sigilo. Cada uma recebe login e senha para acessar um sistema com o resultado do exame, que sai em 30 dias.

O laboratório escolhido, o DNA Center, vai ficar responsável pelo trabalho de coleta, armazenamento e embarque das amostras, que serão analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em São Paulo. Cerca de 20 profissionais do laboratório estarão envolvidos na pesquisa.

A pesquisa será realizada em todo Brasil, com 211 mil pessoas, em 62 mil domicílios de 274 cidades. O trabalho deve durar cerca de dois meses.

O laboratório alerta que as equipes vão estar caracterizadas com a farda que terá o nome da pesquisa, PrevCOV, crachá e jaleco branco do DNA Center. Se os usuários abordados em casa tiverem dúvidas e quiserem confirmar as informações sobre o trabalho da equipe, poderão ligar para a central telefônica do DNA Center, pelo número 4007-2595. O levantamento vai acontecer de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

As localidades escolhidas onde as amostras serão colhidas na capital são as seguintes:

Alecrim;
Barro Vermelho;
Bom Pastor;
Candelária;
Cidade Alta;
Cidade da Esperança;
Cidade das Rosas;
Cidade Nova;
Dix Sept Rosado;
Favela Frei Damião;
Felipe Camarão;
Guarapes;
Igapó;
Lagoa Azul;
Lagoa Nova;
Lagoa Seca;
Mãe Luiza;
Neópolis;
N. Sra. da Apresentação;
Nova Descoberta;
Pajuçara;
Petrópolis;
Pitimbú;
Planalto;
Ponta Negra;
Potengi;
Quintas;
Redinha;
Ribeira;
Rocas;
Tirol.

Foto: Myke Sena/MS/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês