Volta a crescer o número de idosos mortos por Covid no Brasil; Fiocruz alerta que crescimento provém da sensação de que ‘a pandemia acabou’

Aumenta número de idosos mortos por Covid; Fiocruz alerta para aumento da transmissão

Boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que, a cada dez mortos pela Covid-19 no Brasil atualmente, quase sete são idosos. As informações foram divulgadas na noite desta quinta-feira, 19, e de acordo com o boletim, o avanço da vacinação entre as pessoas mais jovens e o fato de o vírus continuar circulando intensamente no Brasil explicam o fato de o segmento mais vulnerável da população voltar a representar a maior parte dos óbitos pela infecção, mesmo com a imunização completa.

Segundo o informativo, também há, pela 8ª semana consecutiva, a redução do número de casos, internações e óbitos no Brasil, com exceção do Rio de Janeiro, que vai em direção inversa à tendência.

Maior infecção dos idosos

Segundo o informativo, a proporção de idosos entre o total de internações pela Covid já esteve em 27,1% na semana 23, entre os dias 6 e 12 de junho. Agora, nas semanas 31 e 32, de 1º a 14 de agosto, o porcentual é de 43,6%. Já em relação aos óbitos, comparando com a mesma semana 23, o salto foi de 44,6% para 69,2%. Os números mostram a reversão da tendência anterior, que era de rejuvenescimento da pandemia.

A Fiocruz alerta que os dados não querem dizer que as vacinas não funcionem. Pelo contrário, a vacinação reduz significativamente o número de casos graves e de óbitos. Porém, nenhuma vacina é 100% eficaz contra o vírus, e diante da sua alta circulação, é esperado que o número de casos e mortes aumente proporcionalmente na faixa etária mais vulnerável. Além disso, é natural que a imunidade caia após alguns meses da vacinação. Por isso, cientistas pedem mais atenção às medidas de prevenção.

O aumento de infecções e óbitos entre idosos já vacinados, inclusive, levou o Ministério da Saúde a avaliar a aplicação de uma 3ª dose em grupos mais vulneráveis, como os idosos.

Dados pelo país

Os casos e óbitos pela Covid vêm caindo nas últimas oito semanas. A taxa de mortalidade geral do Brasil diminuiu 0,9% ao dia. A taxa de incidência de casos de Covid foi reduzida em 1,5% diariamente. Porém, no Rio de Janeiro, há o avanço da variante Delta, que é mais transmissível. No Estado, a ocupação dos leitos hospitalares destinados à infecção está em 70%, já chegando a 92% na capital. “A sensação artificial de que a pandemia acabou é a responsável por um relaxamento das medidas de prevenção”, alertam os pesquisadores.

Com informações do Estadão

Foto: UFRN/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon
Pular para o conteúdo