‘Diploma de universidade não adianta porque não tem emprego’, afirma ministro da Educação

'Diploma de universidade não adianta porque não tem emprego', afirma Ministro da Educação

Na avaliação do ministro da Educação, Milton Ribeiro, não há necessidade da população buscar diploma universitário através de financiamento “porque não tem emprego”. Ribeiro questionou a busca por alunos que usam financiamento e depois ficam endividados em discurso neste sábado (21), em um evento em Nova Odessa (SP).

Na ocasião, o ministro participava de um encontro com representantes dos governos municipais da região, e defendia o ensino profissionalizante. “Que adianta você ter um diploma na parede, o menino faz inclusive o financiamento do FIES que é um instrumento útil, mas depois ele sai, termina o curso, mas fica endividado e não consegue pagar porque não tem emprego”, disse.

O ministro optou por focar em escolas técnicas: “No entanto, o Brasil precisa de mão de obra técnica, profissional. E aí depois o moço ou a moça, elas fazem esse curso, arrumam um emprego, e depois falam: ‘O que eu gostaria mesmo é ser um doutor. Eu fiz um curso técnico em veterinário, já tenho um emprego, mas eu quero ser um médico veterinário'”, complementou.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil/Ilustração

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Enem 2025: inscrições começam em 26 de maio e provas serão aplicadas em novembro Prefeitura divulga programação do São João de Natal 2025 com shows em toda a cidade iPhone 16 com 50% de desconto na TIM vira destaque no Dia das Mães Dupla de Páscoa 2025 tem prêmio recorde e apostas podem ser feitas até este sábado (20) Carnaval de Natal 2025: Programação, transporte gratuito e tudo que você precisa saber Jogo entre Flamengo x Nova Iguaçu pelo campeonato Carioca na Arena das Dunas é cancelado