Operação Enterprise: Justiça do RN condena ex-policial militar e mais três por tráfico internacional de drogas

Operação Enterprise Justiça do RN condena ex-policial militar e mais três por tráfico internacional de drogas

A Operação Enterprise foi deflagrada em novembro de 2020 com o intuito de combater a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico internacional de drogas.

Um ex-policial militar do Paraná e outras três pessoas acusadas de tráfico internacional de drogas foram condenadas pela Justiça Federal no Rio Grande do Norte. Segundo a sentença, os quatro mantiveram 238 quilos de cocaína em depósito, no período de 12 de setembro a 3 de outubro de 2020, e tentaram enviar a droga para a Europa em contêineres através do Porto de Natal.

Sentenciado pelo magistrado Walter Nunes da Silva Júnior, titular da 2ª Vara Federal, o caso, que é um desdobramento da Operação Enterprise. Ele determinou que o ex-policial militar paranaense Emerson Rode Marques fosse condenado a 23 anos 10 meses e 22 dias de prisão. Do total da pena, 10 meses e 18 dias já foram cumpridos em prisão preventiva.

Segundo a sentença, os outros condenados são Marcos Cezar Alexandre Pires Júnior, que cumprirá pena de 10 anos e 8 meses de reclusão; Lucas Farias Alboitt, com pena de 10 anos e 8 meses de reclusão, e Roberto Correa Pinheiro com pena de 12 anos 5 meses e 10 dias de reclusão. Todos esses três terão uma detração da pena de 10 meses e 18 dias cumpridos em prisão preventiva.

As investigações da Operação Enterprise apontaram que os condenados fazem parte de uma organização criminosa oriunda de Paranaguá, no Paraná, que é especializada no tráfico internacional de drogas. Segundo a Justiça Federal, o núcleo paranaense atuava a partir do porto de Natal.

Foto: Polícia Federal/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês