São Luís e Mato Grosso do Sul iniciam aplicação de terceira dose em idosos

São Luís e Mato Grosso do Sul iniciam aplicação de terceira dose em idosos

A cidade de São Luís, no Maranhão, começou nesta quinta-feira (26) a aplicar a terceira dose em idosos que vivem em instituições de longa permanência. O estado de Mato Grosso do Sul também realizará o procedimento, mas a partir de amanhã (27).

A capital maranhense foi a primeira cidade a adotar a terceira dose, voltada a pessoas com 70 anos ou mais. A prefeitura deu início à campanha prevista para imunizar 142 idosos que vivem em oito instituições de longa permanência. A partir de amanhã (27), vão receber a proteção adicional idosos com mais de 90 anos.

A faixa etária de 70 anos para a dose de reforço foi definida em diálogo entre Ministério da Saúde e secretarias estaduais e municipais de saúde. A mudança na diretriz do Programa Nacional de Imunizações foi anunciada ontem pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Devem ser convocados para a dose de reforço idosos que receberam a 2ª dose (ou dose única, no caso da Janssen) há pelo menos seis meses. A comissão técnica do PNI também decidiu que o imunizante da dose de reforço será a vacina da Pfizer.

Mato Grosso do Sul

O governo de Mato Grosso do Sul anunciou o início da aplicação da dose de reforço para esta sexta-feira (27). Também nesse caso, podem receber a proteção adicional aqueles que tiverem tomado a última dose há pelo menos seis meses. O início da vacinação depende da chegada de doses hoje ao estado.

“Como em nosso estado estamos em processo avançado e já realizamos a imunização de um grande número de pessoas, inclusive nos adolescentes de 12 a 17 anos e tendo concluído em todos os municípios a imunização dos acima de 18 anos, queremos começar a aplicação da terceira dose a partir de sexta-feira (27)”, disse o secretário de Saúde do estado, Geraldo Resende, em live realizada na quarta-feira, 25.

Com informações da Agência Brasil

Foto: Reprodução/Secretaria de Saúde de São Luís

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês