Secretaria Municipal de Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta em Natal

Secretaria Municipal de Saúde confirma transmissão comunitária da variante Delta em Natal

A transmissão comunitária da variante Delta foi confirmada pela SMS/Natal e ocorre quando não há como rastrear a origem do vírus nos infectados.

A transmissão comunitária da variante Delta do novo coronavírus foi confirmada neste sábado (28) em Natal. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que confirmou a situação após o terceiro caso da nova cepa no Rio Grande do Norte, um dos casos não tem fonte de infecção ou transmissão esclarecida.

Na última sexta-feira (27), um homem, de 38 anos, que teve contato com uma das duas primeiras pessoas que testaram positivo para a variante esta semana, confirmou que está com a variante do vírus em Natal.

“Rastreamos todos os contatos das pessoas infectadas e não foi identificado histórico de viagem. Quando não é identificada a fonte de transmissão significa que vírus está circulando no ambiente, ou seja, já existe uma transmissão comunitária na capital”, explica Juliana Araújo, Diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMS Natal.

Em nota, a SMS faz apelo aos moradores de Natal para que completem seu esquema vacinal e não se descuidem das medidas protetivas.

Terceiro caso da Delta

O homem, que reside em Natal teve sintomas de calafrios, tosse e coriza no dia 07 de agosto, quando procurou uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da capital e fez o teste de swab. No dia 10, ele recebeu o resultado do exame positivo. O residente já havia tomado a primeira dose do imunizante contra a Covid-19 e aguarda o período necessário para tomar a segunda dose.

“Esse terceiro caso em Natal não tem históricos de viagens, porém teve contato com uma das pessoas infectadas na capital com a variante Delta”, relata Juliana Araújo.

Foto: NIAID

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Casas Bahia abre vagas para PCD no Nordeste São João em Natal: Edição 2024 será mais modesta, diz prefeito Pesquisa Prefeitura de Natal 2024: Carlos Eduardo lidera levantamento do Instituto Seta MPRN recomenda que governo do RN não aumente salários nem faça concursos para evitar colapso fiscal Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal