Organização criminosa que contrabandeia cigarros no RN é alvo da Polícia Federal; Operação Quinta Coluna foi deflagrada hoje

Organização criminosa que contrabandeia cigarros no RN é alvo da Polícia Federal; Operação Quinta Coluna foi deflagrada hoje

A Operação Quinta Coluna visa desarticular organização criminosa que contrabandeia cigarros no Rio Grande do Norte; ação foi deflagrada pela Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar.

Visando à desarticulação de uma suposta organização criminosa especializada no contrabando de cigarros importados no Rio Grande do Norte, a Polícia Federal, em conjunto com a Polícia Militar, deflagrou na manhã desta quarta-feira (1º) a Operação Quinta Coluna.

De acordo com as investigações, o grupo seria composto por servidores públicos e particulares; e estaria atuando por meio do contrabando marítimo de cigarros, que chegavam pela região salineira do Rio Grande do Norte. Diante disso, os agentes estão cumprindo cinco mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal, Mossoró, Caicó e Guamaré. Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte.

As investigações vinham ocorrendo desde o final do ano passado e foram intensificadas após os desdobramentos de outra operação, a Operação Níquel, que identificou a existência de agentes de segurança pública que estavam envolvidos com um grupo criminoso responsável por contrabandear, transportar, armazenar e comercializar produtos ilícitos no Brasil. A Operação Níquel foi deflagrada, também pela Polícia Federal, em janeiro de 2020.

Com as informações adquiridas nessa operação, a Polícia Federal ampliou o escopo e descobriu que esses agentes estariam sendo beneficiados com informações sigilosas sobre ações de fiscalização, que seriam repassadas para os líderes do grupo, facilitando assim o desembarque, transporte e armazenamento dos cigarros sem que o crime fosse descoberto.

Os indiciados serão ouvidos na sede da Polícia Federal em Natal e na Delegacia de Mossoró, e responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de integrar organização criminosa (artigo 2º da Lei nº 12.850/2013) e contrabando (artigo 334-A do Código Penal), dentre outros em apuração.


O nome da Operação Quinta Coluna é uma alusão a grupos clandestinos que atuam dentro de um país ou região prestes a entrar em guerra (ou já em guerra) com outro, ajudando o inimigo e agindo em favor do grupo rival.

Foto: Reprodução/Polícia Federal

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês