Segundo Guedes, Brasil está próximo aprovar reformas tributária e administrativa

Segundo Guedes, Brasil está próximo aprovar reformas tributária e administrativa

Durante evento com parlamentares e empresários nesta quarta-feira (1), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta quarta-feira acreditar que governo e Congresso estão próximos de aprovar uma reforma tributária. Segundo Guedes, a reforma administrativa, que muda as regras do RH do serviço público, “está na pista de novo”.

Atualmente, a proposta teve parecer foi apresentado pelo deputado Arthur Maia (DEM-BA), onde mantém a estabilidade para todos os servidores. A equipe econômica defendia uma flexibilização para os futuros funcionários públicos. Além disso, o senador Roberto Rocha (PSDB-MA), relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 110 em tramitação no Senado, disse que pretende entregar seu parecer nas próximas horas para votação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

No caso da proposta do Senado, o projeto prevê a criação de um Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, isto é, um federal e outro agregando os impostos estaduais e municipais sobre o consumo (ICMS e ISS). Guedes considerou que a medida é “difícil”, mas disse ter “esperança” que o acoplamento aconteça.

“O governo federal já fez a sua parte (com o envio da Contribuição sobre Bens e Serviços), um IVA federal relativamente moderado, relativamente baixo”, disse o ministro. A CBS proposta pelo governo teria uma alíquota única de 12%, mas a equipe econômica já deu sinalização de que pode haver duas alíquotas, uma para a indústria e outra menor para serviços e comércio.

Segundo Guedes, o que falta é os Estados transformarem um acordo político em uma proposta técnica para unificar o ICMS, e afirmou que tem conversado com os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), sobre a importância do avanço das reformas.

Foto: Eduardo Andrade/Ministério da Economia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês