Polícia Federal deflagra Operação Trastejo e prende em Maringá jovem por ‘possíveis atos preparatórios de terrorismo’

Polícia Federal deflagra Operação Trastejo e prende em Maringá jovem por 'possíveis atos preparatórios de terrorismo'

A Polícia Federal deflagrou ontem, 2, a Operação Trastejo e prendeu um jovem por “possíveis atos preparatórios de terrorismo”. De acordo com a PF, as investigações “apontam para o recrutamento e radicalização do jovem por meio virtual”. Ele teria assumido “uma visão religiosa extremista e violenta, com potencial para provocar atos definidos em lei como terrorismo’, dizem os investigadores.

“A PF apurou que o indivíduo vinha mantendo contato direto com radicais islâmicos no exterior, manifestando intenção de viajar para outros países, como o Iraque, e incorporar-se a organizações terroristas”, registrou a corporação em nota.

Durante cumprimento de mandado de busca e apreensão na casa do suspeito foram apreendidos uma espingarda calibre 32 e “muitos simulacros de arma”, diz a corporação. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal de Maringá e fazem parte da Operação Trastejo. De acordo com a PF, o nome da ofensiva se dá em razão de o investigado divulgar ser professor de música nas redes sociais, fazendo referência a “um defeito no braço do instrumento de corda que provoca problemas na emissão do som”.

Segundo a Polícia Federal, o suspeito divulgou vídeos em grupos na internet em que, encapuzado, “exibia armas, munição, rádio comunicador, cédulas de dólares americanos, dentre outros itens, proferindo conteúdo extremista e manifestando desejo de executar mortes de inocentes em uma ação suicida”.

Os investigadores apontam que o jovem preso tem extenso histórico de registros criminais, incluindo posse de entorpecente, ação penal pela prática do crime de homicídio qualificado e condenações por posse irregular de arma de fogo e por tentativa de roubo.

“A investigação constatou que o preso possui treinamento para o manuseio e emprego de armas, além de motivação (radicalismo religioso) e meios (armas e munições), podendo a qualquer momento ou oportunidade fechar o ciclo para a consumação de ato terrorista. Conforme previsão da Lei de Enfrentamento ao Terrorismo sobre a prática de atos preparatórios ao terrorismo com o propósito inequívoco de consumar tal delito (art. 5º, caput, da Lei n. 13.260/2016), a Polícia Federal desencadeou a operação de hoje. As penas previstas na lei chegam a 30 anos de reclusão”, explicou a PF em nota.

Foto: Divulgação/Operação Trastejo

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês