OAB/RN decide pela exoneração de Monalissa Dantas da presidência da Caarn após ‘prática de atos de improbidade’

OAB RN decide pela exoneração de Monalissa Dantas da presidência da Caarn

Em reunião nesta quinta-feira (2), o Conselho Seccional da OAB/RN determinou a perda do cargo de Monalissa Dantas da presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Norte (Caarn) por “prática de atos de improbidade”. A decisão atende recomendações da investigação, aberta no mês de maio, que apurou denúncias de irregularidades cometidas pela então presidente.

O Conselho Seccional aprovou por unanimidade o relatório da Comissão de Sindicância, “em decorrência de vastos elementos indiciários que levou a Comissão a concluir por prática de atos de improbidade”, e também decidiu pela instauração processo ético-disciplinar para apurar a responsabilidade da agora ex-presidente da Caarn por gestão clandestina de recursos da instituição para pagamento de despesas irregulares, o que resultou em um prejuízo financeiro no aporte de R$ 39.500,06.

Monalissa Dantas deverá ressarcir o valor acrescido de juros e correção monetária. Ela já estava afastada temporariamente desde o início da sindicância, em maio de 2021. Desde então, a Comissão ouviu testemunhas e colheu provas, que partiram da diretoria e funcionários. Em nota, OAB/RN e Caarn reiteraram “a transparência e o compromisso de seguir prestando assistência à advocacia potiguar”.

Em entrevista ao jornal Tribuna do Norte, Monalissa Dantas afirmou que lamentava que a sindicância “tenha agido de modo político” e voltou a negar as acusações. “Reafirmo que as despesas todas foram em favor de ações para a advocacia, desenvolvidas ao longo de anos de trabalho sério pela entrega de resultados”, afirmou a agora ex-presidente da Caarn, que acrescentou: “Tomarei as medidas para o restabelecimento da verdade e a punição dos culpados pelos danos a mim causados”, concluiu.

Foto: Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês