Carreta carregada de ácido tomba em Parnamirim e Idema pede que banhistas não tomem banho em Pium e Pirangi do Sul

Carreta com ácido tomba em Pirangi do Sul e Idema pede que banhistas não tomem banho no local

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema/RN) orienta, por precaução, que os banhistas e frequentadores das proximidades do Rio Pium e das barracas de Pirangi do Sul, no litoral Sul, evitem o banho nos locais até que ocorra a remoção do material químico derramado após o tombamento de uma carreta, em Parnamirim, na manhã do sábado (4).

Atualmente, o Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual (PRE), Defesa Civil e Idema acompanham as ações de remoção do material químico derramado. Trata-se de uma carga de transporte interestadual, autorizada pelo Ibama, com nota fiscal vigente. Desde que aconteceu o acidente, a Secretaria de Meio Ambiente de Parnamirim e a Defesa Civil do município estiveram presentes. Neste domingo, foram feitas barreiras de contenção para barrar o escoamento do ácido que estava sendo transportado. Segundo o Corpo de Bombeiros, a carreta que tombou carregava três tipos de ácido, entre eles o sulfônico e clorídrico.

Além disso, o Governo do Estado atuou subsidiariamente a fim de apoiar os agentes municipais e minimizar os danos provocados pelo incidente com a carreta. A interdição da área afetada foi executada pelo Corpo de Bombeiros e PRE.

Análise da água

A análise da água foi solicitada pelo Idema, por meio da equipe do Núcleo de Processamento Primário e Reuso de Água Produzida e ResíduosNuprar da UFRN, bem como Igarn e Caern, também foram acionados. Em resultado preliminar, o PH das águas monitoradas estava com índice considerado no limiar aceitável. Entretanto, somente após a análise é que se saberá ao certo as condições do manancial atingido, pois não ficou clara a quantidade relevante de espuma encontrada no local.

Os órgãos ambientais federal e estadual, Ibama e Idema, respectivamente, acionarão a empresa responsável pela carga, Ultra Log Transportadora, para o devido cumprimento das medidas cabíveis.

A empresa, por sua vez, acionou a seguradora para a contratação de empresa especializada na remoção deste tipo de material. A transportadora tem um contrato com empresa especializada em recolher este tipo de produto. Os resíduos foram coletados com bombas de sucção. A carga derramada tinha como destino o estado do Ceará. Equipes do Ibama e da Prefeitura de Parnamirim seguem trabalhando no local.

Além disso, o Idema e as demais instituições municipais e estaduais seguem monitorando o incidente e seus efeitos.

Foto: Reprodução/Idema

Siga Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês