Com medida pouco convencional, ministros do TSE avaliam tornar Bolsonaro inelegível, afirma jornal

Com medida pouco convencional, ministros do TSE avaliam tornar Bolsonaro inelegível, afirma jornal

Por meio de uma medida pouco convencional, reconhecida pelos próprios ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a corte avalia uma estratégia jurídica que pode deixar o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), inelegível para o pleito eleitoral do próximo ano.

De acordo com matéria do Estadão, os ministros estão considerando a inelegibilidade de Bolsonaro a partir de um inquérito administrativo instaurado no TSE em resposta a uma transmissão ao vivo realizada pelo presidente, no mês julho, acusando o Tribunal, sem provas, de fechar os olhos para ‘evidências de manipulação em urnas eletrônicas’.

Segundo o jornal, os magistrados consideram que, a depender do que acontecer e do tom adotado por Bolsonaro em seus discursos, os atos de 7 de Setembro poderão fornecer ainda mais provas contra o chefe do Executivo. A estratégia tem o entendimento prévio de que, uma vez configurado algum crime, o presidente poderá ter sua candidatura negada pela Justiça Eleitoral no ano que vem.

Ainda segundo o jornal, a possibilidade de tornar Bolsonaro inelegível é discutida nos bastidores; e deve ser usada apenas em caso extremo, de risco efetivo de ruptura institucional. De acordo com o jornal, na avaliação de políticos, iniciar agora um processo de impeachment, a um ano e dois meses das eleições, seria tão traumático quanto inviável.

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Siga Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês