Ibama investiga larvas de camarões mortas no litoral Norte do Rio Grande do Norte

Ibama investiga larvas de camarões mortas no litoral Norte do Rio Grande do Norte

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) vai investigar o surgimento de uma expressiva quantidade de larvas de camarões mortas por toda a extensão das orla de Caiçara do Norte, São Bento do Norte e Galinhos, municípios do Litoral Norte potiguar.

Responsável pelo monitoramento das praias do litoral potiguar, o Projeto Cetáceos da Costa Branca da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) registrou o surgimento dos microrganismos na região e comunicou ao Ibama. Segundo o órgão federal, a investigação ainda está em caráter inicial.

A investigação do Ibama deverá identificar se as larvas de camarões morreram de forma natural ou se aconteceu algum acidente em alto mar. A investigação também vai esclarecer se o fenômeno está afetando apenas os camarões, ou também outros crustáceos, como siris e caranguejos.

Além das larvas de camarão, os moradores da região também encontraram, no último domingo (5), uma tartaruga morta nos limites entre Caiçara do Norte e Galinhos. O Projeto Cetáceos da Costa Branca recolheu o animal e identificou que ele tinha marcas de interação antrópica relacionada à atividade pesqueira.

Além disso, a tartaruga tinha algas frescas no estômago. A análise dos pesquisadores da Universidade permitiu descartar a relação da morte da tartaruga com as larvas de camarão.

Foto: Reprodução/Ibama

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês