Internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte reformam escola dos Bombeiros Mirins; medida visa à ressocialização dos apenados

Internos do sistema prisional do Rio Grande do Norte reformam escola dos Bombeiros Mirins; medida visa à ressocialização dos apenados

A Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) tem incentivado e utilizado a mão de obra carcerária em obras públicas em prol da população e como forma preparar os apenados para retorno ao convívio social com mais dignidade. Depois de reformar hospitais e uma escola em Ponta Negra, os internos agora estão ajudando na manutenção do 1° Grupamento do Bombeiro Mirim, na Escola Estadual Tiradentes, ao lado do Corpo de Bombeiros, em Natal.

Nesta quinta-feira (9), o vice-governador Antenor Roberto, acompanhado do secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio; do comandante do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Luiz Monteiro; e do secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, coronel Francisco Araújo; visitou a obra e acompanhou de perto o trabalho dos apenados.

“Para chegarmos nesse momento foi preciso a parceria entre a Secretaria da Educação, o Corpo de Bombeiros e a Secretaria da Administração Penitenciária. Nós trouxemos os internos que têm direito ao trabalho como mecanismo de remição da pena e você vê como eles estão transformando o local. Nosso Governo tem investido na integração entre as instituições. Essa é uma marca da gestão”, disse Antenor Roberto.

No prédio, os presos limparam o terreno nos arredores da sede e estão reformando sala de aula, banheiros, refeitório, construindo um alojamento e ajudando na manutenção da parte elétrica e dos aparelhos de ar condicionado. A Seap tem à disposição internos com aptidões diversas.

São pedreiros, marceneiros, serralheiros, pintores, eletricistas, técnicos de refrigeração e soldadores escolhidos para esse tipo de serviço. Todo trabalho é acompanhado de perto pela Polícia Penal. “O trabalho dignifica o homem. O preso que trabalha se sente útil, presta um serviço à sociedade e tem devolvida sua dignidade”, disse o policial penal Dickson Alexson, que coordena a logística envolvendo o projeto.

Para o secretário da Seap, Pedro Florêncio, a utilização da mão de obra carcerária passou a ser uma realidade no RN. “Temos convênios com o Corpo de Bombeiros, Departamento de Estradas e Rodagens, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Secretaria da Educação, Secretaria de Saúde e Fapern. Nessas instituições os presos estão trabalhando, remindo pena e em processo de ressocialização. Aqui o preso trabalha em prol da sociedade”, disse.

O secretário citou obras nos hospitais Maria Alice Fernandes, Giselda Trigueiro e João Machado, além da Escola Machadão, em Ponta Negra, e, agora, a pasta está em vias de entregar carteiras escolares reformadas dentro da oficina instalada na Penitenciária Estadual de Parnamirim. “Estamos reformando mais de 600 carteiras”, disse Pedro Florêncio.

Segundo o comandante Luiz Monteiro, 116 crianças entre 14 e 16 anos participam do Projeto Bombeiro Mirim, divididas em dois turnos, através do trabalho voluntário. “Esse trabalho de adequação nas instalações é fundamental para darmos mais condições ao Projeto dos Bombeiros Mirins. A parceria entre as instituições tem funcionado”, disse. Para o secretário Francisco Araújo, “a educação é o caminho para   se evitar o desvio de conduta dos adolescentes e adultos”.

Também participaram da visita aos Bombeiros, a ouvidora da Seap, Andréa Nogueira; o secretário adjunto da Sesed, delegado Osmir Monte; e o coordenador do Gabinete de Segurança Institucional da Seap, Ivo Freire. 

Foto: Divulgação/Seap

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês