Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) deflagrou nesta sexta-feira (10) a Operação Duas Etapas, que tem o objetivo de combater golpes financeiros praticados pelo WhatsApp. Na ação, um homem de 53 anos foi preso preventivamente em São Bernardo do Campo (SP) por participação no esquema. A investigação do MPRN descobriu que ele mantinha contas bancárias para recebimento do dinheiro proveniente dos golpes aplicados através da rede social.
Denominada de operação Duas Etapas, a ação cumpriu mandados de prisão preventiva e também de busca e apreensão na cidade paulista, e contou com o apoio do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e da Polícia Militar do estado.
De acordo com o MPRN, o homem preso agia como um “testa de ferro” de um grupo criminoso. Ele abria contas bancárias e as disponibilizava para recebimento do dinheiro proveniente dos golpes e movimentação financeira. 12 contas mantidas por ele para cometimento do crime de estelionato foram encontradas, que revelam, ainda, uma movimentação financeira superior à condição do preso na ação, que trabalha como porteiro.
O material apreendido na operação será trazido para o Rio Grande do Norte para análise por parte do MPRN. O homem preso foi encaminhado para uma unidade prisional de São Paulo, onde irá aguardar por decisão judicial.
Foto: Allan White/Fotos Públicas
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.