Após atraso no envio do IFA pela China, Fiocruz retoma entrega de vacinas a partir desta semana

Após atraso no envio do IFA pela China, Fiocruz retoma entrega de vacinas a partir desta semana

Com o recebimento do IFA, a Fiocruz pretende normalizar as liberações dos imunizantes ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) esta semana.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) prevê retomada das entregas da vacina Oxford/AstraZeneca contra Covid-19 ainda nesta semana. Com a entrega, a Fiocruz pretende normalizar as liberações dos imunizantes ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Segundo a fundação, o número de doses disponibilizadas será divulgado amanhã (13).

A Fiocruz já havia informado no último dia 2 que suas próximas entregas seriam realizadas entre os dias 13 e 17 de setembro. A última entrega foi em 27 de agosto, quando 3,5 milhões de vacinas foram liberadas.

De acordo com a Fiocruz, o intervalo entre as entregas ocorreu devido os lotes mensais de agosto do ingrediente farmacêutico ativo (IFA), importado para a fabricação da vacina, só terem chegado nos dias 25 e 30 do mês passado. Como o processo de fabricação e controle de qualidade das doses demora cerca de três semanas, a liberação só deve ocorrer a partir da próxima semana.

Desde o início do ano, a Fiocruz já entregou 91,9 milhões de doses ao Ministério da Saúde, sendo 87,9 milhões produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), com o IFA da China; e 4 milhões importadas prontas da Índia. O número de doses produzidas no Brasil, porém, deve ultrapassar 100 milhões na próxima semana, contando com as vacinas já entregues e as que ainda estão em produção e controle de qualidade.

Com informações da Agência Brasil


Foto: Miva Filho

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês