Ministério da Saúde publica nota e desautoriza a vacinação de adolescentes sem comorbidades; Natal já havia suspendido

Ministério da Saúde publica nota e desautoriza a vacinação de adolescentes sem comorbidades; Natal já havia suspendido

O Ministério da Saúde publicou uma nota informativa, na noite desta quarta-feira (15), na qual recomenda a suspensão da vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos sem comorbidades. Segundo o texto, a orientação segue a Organização Mundial da Saúde (OMS) que não recomenda o uso da vacina em jovens com ou sem comorbidades. Ainda de acordo com a nota, os testes de eficácia neste público não é comprovada, além de que os casos cujos quadros evoluem para gravidade em adolescentes são raros.

O documento foi assinado eletronicamente pela secretária extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Rosana Leite de Melo, e contraria nota do próprio Ministério, do dia 2 de setembro, que orientava a imunização dos jovens entre 12 e 17 anos. Com a nova orientação, a vacinação deve ficar restrita a três perfis específicos: adolescentes com deficiência permanente; adolescentes com comorbidades; e adolescentes que estejam privados de liberdade.

Natal suspendeu vacinação

Natal foi a segunda capital brasileira a suspender a vacinação dos adolescentes sem comorbidades após a publicação de uma nota técnica do Ministério da Saúde. A confirmação foi feita pela Prefeitura da capital potiguar, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e anunciada no início da manhã de hoje, quando estava marcado o início da imunização de adolescentes com 17 anos sem comorbidades na cidade.

Além de Natal, a primeira capital a também suspender a imunização foi Salvador, que segundo o secretário municipal de Saúde, Léo Prates, a decisão também foi tomada respaldada pela orientação do Ministério. A imunização já havia iniciado na capital da Bahia, em alguns postos e há relatos de pessoas que aguardavam nas filas e foram informadas que a vacinação estava suspensa.

Em Natal, a vacinação segue ocorrendo para adolescentes com comorbidades e o público-geral a partir dos 18 anos.

Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês