O Dia Mundial da Limpeza mobilizará pessoas em todo o mundo neste sábado (18) em prol da missão de limpar o planeta em apenas um dia. Em Natal, a Meia Maratona do Sol e o projeto Rota Musical abraçam a causa pelo segundo ano e promovem uma série de ações que integram a programação local, realizada pelos Institutos Cidade Limpa e Idea.
O grande diferencial promovido pela organização da corrida e do projeto cultural esse ano é a adoção de copos de água mineral biodegradáveis, fornecidos por uma das patrocinadoras da prova, a Naturágua, empresa cearense de água mineral que acaba de chegar ao mercado potiguar. Essa característica garante tempo médio de decomposição de no máximo 2 anos dos copos na natureza.
Como ação educativa, antes da largada, a organização da corrida fará a conscientização dos atletas sobre o descarte consciente de lixo ao longo do percurso, que conta com lixeiras em pontos estratégicos nas vias que integram as três distâncias: 21km, 10km e 5km.
Como reforço às ações de limpeza de vias, a organização da Meia do Sol intensificará a atuação das equipes de limpeza, que tradicionalmente já realizam o recolhimento de materiais nas avenidas que integram o percurso assim que a prova termina, ainda no sábado (18). Além disso, para garantir que nenhum resíduo permaneça nas ruas, uma nova equipe de limpeza refaz o trajeto no domingo (19) recolhendo possíveis itens que ainda existam nos espaços públicos.
A Meia Maratona do Sol é assinada pela HC Sports e conta com patrocínio do Sicredi, Prefeitura do Natal, Instituto de Radiologia, Naturágua, Sempre Verde Hortifruti, Arena das Dunas e Holiday Inn Natal, com apoio de Crion Promoções & Eventos, Delícia Potiguar, DaSophis, Cajueiro Boulevard, ABIH-RN, Fisio Esportes e Saúde, Feel, Body Action, ENS e Infinity.
O projeto Rota Musical é idealizado e realizado pela Crion Eventos e conta com patrocínio da Unimed Natal e Arena das Dunas por meio da lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal.
Sobre a data do Dia Mundial da Limpeza
O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude reuniram 50 mil pessoas naquele dia. Em 2018, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza e nasceu um movimento global. O simples ato de recolher o lixo se tornou uma força que une pessoas e grupos em países e cidades de todo o mundo que de outra forma nunca teriam sonhado em trabalhar juntos para o mesmo objetivo.
No dia 18 de setembro de 2021, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 4ª vez. Novamente, espera-se que seja a maior ação cívica em tempos de paz, envolvendo milhões de voluntários em todo o mundo.
Foto: Divulgação/Meia Maratona do Sol
Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.