Meia Maratona do Sol e Rota Musical integram ações em torno do Dia Mundial da Limpeza

Meia Maratona do Sol e Rota Musical integram ações em torno do Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza mobilizará pessoas em todo o mundo neste sábado (18) em prol da missão de limpar o planeta em apenas um dia. Em Natal, a Meia Maratona do Sol e o projeto Rota Musical abraçam a causa pelo segundo ano e promovem uma série de ações que integram a programação local, realizada pelos Institutos Cidade Limpa e Idea.

O grande diferencial promovido pela organização da corrida e do projeto cultural esse ano é a adoção de copos de água mineral biodegradáveis, fornecidos por uma das patrocinadoras da prova, a Naturágua, empresa cearense de água mineral que acaba de chegar ao mercado potiguar. Essa característica garante tempo médio de decomposição de no máximo 2 anos dos copos na natureza.

Como ação educativa, antes da largada, a organização da corrida fará a conscientização dos atletas sobre o descarte consciente de lixo ao longo do percurso, que conta com lixeiras em pontos estratégicos nas vias que integram as três distâncias: 21km, 10km e 5km.

Como reforço às ações de limpeza de vias, a organização da Meia do Sol intensificará a atuação das equipes de limpeza, que tradicionalmente já realizam o recolhimento de materiais nas avenidas que integram o percurso assim que a prova termina, ainda no sábado (18). Além disso, para garantir que nenhum resíduo permaneça nas ruas, uma nova equipe de limpeza refaz o trajeto no domingo (19) recolhendo possíveis itens que ainda existam nos espaços públicos.

A Meia Maratona do Sol é assinada pela HC Sports e conta com patrocínio do Sicredi, Prefeitura do Natal, Instituto de Radiologia, Naturágua, Sempre Verde Hortifruti, Arena das Dunas e Holiday Inn Natal, com apoio de Crion Promoções & Eventos, Delícia Potiguar, DaSophis, Cajueiro Boulevard, ABIH-RN, Fisio Esportes e Saúde, Feel, Body Action, ENS e Infinity.

O projeto Rota Musical é idealizado e realizado pela Crion Eventos e conta com patrocínio da Unimed Natal e Arena das Dunas por meio da lei de incentivo à cultura Djalma Maranhão da Prefeitura de Natal.

Sobre a data do Dia Mundial da Limpeza

O Dia Mundial da Limpeza, liderado pelo movimento Let´s Do It World, começou na Estônia em 2008 como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude reuniram 50 mil pessoas naquele dia. Em 2018, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza e nasceu um movimento global. O simples ato de recolher o lixo se tornou uma força que une pessoas e grupos em países e cidades de todo o mundo que de outra forma nunca teriam sonhado em trabalhar juntos para o mesmo objetivo.

No dia 18 de setembro de 2021, o Dia Mundial da Limpeza acontecerá pela 4ª vez. Novamente, espera-se que seja a maior ação cívica em tempos de paz, envolvendo milhões de voluntários em todo o mundo.  

Foto: Divulgação/Meia Maratona do Sol

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês