Semurb vistoria trecho das obras de reforma e estruturação dos 70km de calçadas em Natal

Semurb vistoria trecho das obras de reforma e estruturação dos 70km de calçadas em Natal

A Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb) realizou a vistoria do primeiro trecho das obras de reforma e estruturação dos 70km de calçadas de Natal. A visita foi feita pelo secretário da pasta Thiago Mesquita e pela secretária adjunta de fiscalização e licenciamento, Alessandra Marinho, na manhã da sexta-feira (17), na Avenida Norton Chaves, zona Sul da capital. De acordo com a secretaria, o objetivo da fiscalização foi acompanhar a execução e averiguar o que pode haver de falhas e dificuldades e evitar que se repitam nas demais fases.

A Semurb explicou que a obra foi licitada pela secretaria de Obras Públicas e Infraestrutura (SEMOV), e tem recursos federais orçados em mais de R$ 29 milhões. Além disso, a intervenção está de acordo com a norma que prevê o Plano Diretor de Natal, que deve ser elaborado com um projeto de rotas acessíveis, com intervenções nos passeios públicos para garantir acessibilidade às pessoas. Calçadas com rampa e sem desnível estão entre as medidas da obra.

“A execução de 70km das calçadas dará uma nova aparência nas quatro regiões da cidade, mais inclusão e acessibilidade. A Prefeitura do Natal avança no compromisso de tornar Natal cada dia mais acessível e moderna para as pessoas e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade”, relatou o secretário.

Para a secretária adjunta, Alessandra Marinho, as vistorias tem por objetivo acompanhar a execução para garantir o atendimento às normas de acessibilidade 9050/2020, 16537/2016 e legislações correlatas. “Entre elas conferir medidas, inclinações, espaçamento para plantio de árvores, o tipo de piso que está sendo colocado, se realmente é acessível, antiderrapante e ao mesmo tempo não é trepidante, por exemplo”.

Ainda de acordo com a Semurb, as obras de recuperação e modernização dos espaços públicos, com implantação de rotas de deslocamento para os pedestres, quer dotar os equipamentos de mais acessibilidade e melhorar a mobilidade de quem caminha pelas ruas da cidade.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês