STTU anuncia novas linhas de ônibus para Natal em novembro

STTU anuncia novas linhas de ônibus para Natal em novembro

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) pretende melhorar o sistema do transporte público da capital para o usuário através do novo desenho das linhas de ônibus. Segundo a secretaria, a Rede Integrada de Transporte vai alterar o atual sistema chamado de “ponto a ponto”, para linhas em novos formatos. A pasta afirma que a alteração tem o propósito de acabar com a sobreposição de linhas e trajetos alongados.

Segundo a secretaria, as mudanças ocorrerão a partir do consenso com os moradores de cada região, e as reuniões deverão começar nesta semana, apresentando as alterações nas comunidades. Até o final do mês de novembro, as alterações já estarão em vigor. A promessa da STTU, inclusive, é que haverá mais ônibus circulando em menos tempo, o que vai proporcionar mais viagens, menos tempo de espera e viagens mais rápidas.

De acordo com o novo projeto, os grandes corredores da cidade terão menos linhas. Na Avenida Senador Salgado Filho, na altura do Portugal Center, por exemplo, passam 22 linhas de ônibus do atual sistema, mas com a mudança proposta ficarão apenas 7. Já na Ponte de Igapó, o número deve cair de 29 para 6. Em compensação, haverá linhas estruturais, que vão ligar as regiões administrativas aos grandes centros comerciais, como o Centro da cidade, Alecrim e Região dos Shoppings (Midway Mall, Via Direta, Natal Shopping, Cidade Jardim, Norte Shopping).

De acordo com a STTU, a intenção da pasta é que o passageiro que pretende ir para o outro lado da cidade use uma linha de bairro ou regional, chegue a um dos terminais de integração e, de lá, sigam em uma linha estrutural.

COMO SERÃO AS LINHAS?

Estruturais: Ligam as regiões aos grandes centros comerciais
Bairros: Ligam os bairros aos terminais estruturais
Regionais: Ligam os bairros de uma região aos centros comerciais locais
Diretas: Ligam os bairros aos grandes centros comerciais
Corujão: Ligam os grandes centros comerciais aos bairros na madrugada

Secretaria pretende implantar terminais de integração

Para o novo sistema, a STTU pretende implantar sete terminais ou estações de integração para as linhas estruturais. O sistema deverá funcionar com 3 terminais estruturais (Parque das Dunas, Estrutural do Soledade, Parque dos Coqueiros) e 1 estação de integração (Santa Catarina) na zona Norte; 1 terminal estrutural na zona Oeste (Cidade da Esperança); e mais dois na zona Sul (Cidade Satélite e Mirassol). Os terminais devem ter duas plataformas de embarque e desembarque, área comercial, de serviço e de atendimento.

Foto: Matheus Felipe/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês