A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) pretende melhorar o sistema do transporte público da capital para o usuário através do novo desenho das linhas de ônibus. Segundo a secretaria, a Rede Integrada de Transporte vai alterar o atual sistema chamado de “ponto a ponto”, para linhas em novos formatos. A pasta afirma que a alteração tem o propósito de acabar com a sobreposição de linhas e trajetos alongados.
Segundo a secretaria, as mudanças ocorrerão a partir do consenso com os moradores de cada região, e as reuniões deverão começar nesta semana, apresentando as alterações nas comunidades. Até o final do mês de novembro, as alterações já estarão em vigor. A promessa da STTU, inclusive, é que haverá mais ônibus circulando em menos tempo, o que vai proporcionar mais viagens, menos tempo de espera e viagens mais rápidas.
De acordo com o novo projeto, os grandes corredores da cidade terão menos linhas. Na Avenida Senador Salgado Filho, na altura do Portugal Center, por exemplo, passam 22 linhas de ônibus do atual sistema, mas com a mudança proposta ficarão apenas 7. Já na Ponte de Igapó, o número deve cair de 29 para 6. Em compensação, haverá linhas estruturais, que vão ligar as regiões administrativas aos grandes centros comerciais, como o Centro da cidade, Alecrim e Região dos Shoppings (Midway Mall, Via Direta, Natal Shopping, Cidade Jardim, Norte Shopping).
De acordo com a STTU, a intenção da pasta é que o passageiro que pretende ir para o outro lado da cidade use uma linha de bairro ou regional, chegue a um dos terminais de integração e, de lá, sigam em uma linha estrutural.
COMO SERÃO AS LINHAS?
–Estruturais: Ligam as regiões aos grandes centros comerciais
–Bairros: Ligam os bairros aos terminais estruturais
–Regionais: Ligam os bairros de uma região aos centros comerciais locais
–Diretas: Ligam os bairros aos grandes centros comerciais
–Corujão: Ligam os grandes centros comerciais aos bairros na madrugada
Secretaria pretende implantar terminais de integração
Para o novo sistema, a STTU pretende implantar sete terminais ou estações de integração para as linhas estruturais. O sistema deverá funcionar com 3 terminais estruturais (Parque das Dunas, Estrutural do Soledade, Parque dos Coqueiros) e 1 estação de integração (Santa Catarina) na zona Norte; 1 terminal estrutural na zona Oeste (Cidade da Esperança); e mais dois na zona Sul (Cidade Satélite e Mirassol). Os terminais devem ter duas plataformas de embarque e desembarque, área comercial, de serviço e de atendimento.
Foto: Matheus Felipe/Reprodução
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