Em Natal, ‘Pit Stop da Inclusão’ marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Em Natal, ‘Pit Stop da Inclusão’ marca o Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

Ocorreu em Natal, no último sábado, 18, o ‘Pit Stop da Inclusão’, evento em comemoração do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência. A ação ocorreu na Avenida Praia de Ponta Negra, na Zona Sul da capital. Quem passava pelo local tinha a oportunidade de conversar sobre inclusão e recebia brindes em alusão à luta das pessoas com deficiências. Ao todo, quinze associações e ONGs que militam em prol das pessoas com autismo, síndrome de Down, deficiência visual, doenças raras, entre outras participaram da programação realizada na capital potiguar.

O vereador de Natal Tércio Tinoco (PP), que é cadeirante, falou sobre o trabalho das entidades e sobra a importância do Pit Stop da Inclusão: “Essas associações fazem um trabalho louvável, impactando muito positivamente na vida das pessoas com deficiência e suas famílias. E tem gente que nem sabe que elas existem. Nós queremos dar visibilidade, para que as pessoas conheçam e apoiem as causas”, disse.

Ainda de acordo com Tércio, 27% da população do Rio Grande do Norte tem alguma deficiência. “É um quarto da população. Eu, como vereador, para encontrar o prefeito na prefeitura, preciso de ajuda para subir uma escada. Se eu, como político, enfrento algo assim, você imagina o que outras pessoas com deficiência enfrentam”, considera.

Na avaliação do vice-presidente da Associação de Pessoas com Deficiência Visual, Marcos Aurélio Florentino, a sociedade ainda não se acostumou a incluir pessoas com deficiência. “Eu, por exemplo, ando com um bastão e, quando estou em uma parada de ônibus, o motorista não para para me dizer qual é a linha. Sendo que não tenho como saber por não enxergar”, relatou.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro, e foi instituído em 1982, por movimentos sociais, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. Em 2005, a data foi oficializada pelo então vice-presidente José Alencar.

Foto: Ayrton Freire/Inter TV Cabugi/Reprodução

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês