No RN, governo inaugura monumento em homenagem a centenário de Paulo Freire e às ’40 horas de Angicos’

No RN, governo inaugura monumento em homenagem a centenário de Paulo Freire e às '40 horas de Angicos'

O Governo do Estado inaugurou neste domingo (19) um monumento em homenagem ao centenário de Paulo Freire e ao episódio conhecido como “As 40 horas de Angicos”. O equipamento está localizado no quilômetro 180 da BR-304, no lado esquerdo da rodovia no sentido Natal-Angicos, próximo ao pico do Cabugi, na região Central potiguar.

A obra é de autoria do escultor Guaraci Gabriel, e mede 12 metros de altura, 7 metros de largura. Instalada no terreno da Fazenda Serra Talhada, tem cerca de 3,5 toneladas em materiais de ferro que foram usados na confecção da escultura. Paulo Freire é considerado patrono da Educação brasileira, e há cerca de 58 anos alfabetizou, em Angicos, 300 adultos, entre homens e mulheres do campo.

40 horas de Angicos

A experiência, inédita no Brasil e implantada em Angicos, tinha uma meta ousada: alfabetizar adultos em 40 horas. O método Paulo Freire estimula a alfabetização dos adultos mediante a discussão de suas experiências de vida entre si, através de palavras presentes na realidade dos alunos, que são decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.

O método Paulo Freire foi desenvolvido no início dos anos 1960 no Nordeste, onde havia um grande número de trabalhadores rurais analfabetos e sem acesso à escola. Com a ditadura militar de 1964, Paulo Freire foi preso e exilado, e seu trabalho interrompido.

Foto: Raiane Miranda/Governo do RN

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar Bolsas da Capes e do CNPq: ministro afirma que reajustes devem ocorrer ainda este mês