Parceria entre Senai/RN e APER vai permitir capacitação de profissionais no RN

Parceria entre Senai/RN e APER vai permitir capacitação de profissionais no RN

A Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) firmou, nesta quinta-feira (30), uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (Senai/RN) que irá resultar na capacitação e desenvolvimento profissional no segmento de energia solar fotovoltaica do Rio Grande do Norte.

A assinatura do contrato contou com a participação do presidente da APER, Max Assunção, do vice-presidente da APER, José Maria Vilar e do Diretor Institucional da APER, Williman Oliveira, juntamente com Diretor Regional do SENAI, Emerson Batista, o Diretor do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello e da assessora técnica do SENAI, Amora Vieira.

A principal ação prevista na parceria será a preparação de profissionais que atuam em empresas associadas à APER para provas da “Certificação por Competência” que o Senai/RN desenvolveu e aplica de forma exclusiva no Brasil em conjunto com a Alemanha.

A Certificação será para instaladores de sistemas fotovoltaicos – ou seja, para os profissionais que instalam sistemas que geram energia solar em empresas e residências. Esses profissionais representam uma categoria que corresponde a mais da metade da força de trabalho empregada nessas companhias.

A Certificação envolve provas teóricas e práticas que atestam às empresas que o instalador está devidamente qualificado para o trabalho. Inicialmente será para profissionais que atuam como instaladores de sistemas fotovoltaicos, mas o Senai/RN também disponibiliza outros cursos voltados para a área de energia solar fotovoltaica. A Certificação funciona como um selo de qualidade, indicando que o profissional está apto a realizar a atividade que desenvolverá, em campo ou na empresa.

De acordo com Rodrigo Mello, o modelo da certificação é baseado no “sistema dual de ensino alemão”, que avalia conhecimentos teóricos e práticos na formação profissional para atuação no segmento. “Esse modelo é desenvolvido dentro do Projeto Verena, que o Senai/RN e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades educacionais do Senai no estado, executam no Brasil com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier)”, garante o diretor.

“Inicialmente teremos nesse curso preparatório uma turma piloto com 20 instaladores de empresas associadas à APER e consideramos essa parceria um marco em que o Senai/RN traz pela primeira vez para uma Associação o modelo de certificação alemão para profissionais que estão na linha de frente do mercado”, diz Amora Vieira, coordenadora do Projeto Verena pelo SENAI.

As empresas que compõem a APER contam com aproximadamente 700 colaboradores, cerca de 17,5% do universo total empregado pelo setor no Rio Grande do Norte.

De acordo com Max Assunção, presidente da APER, “O acordo com o Senai/RN sela o início de uma parceria que consideramos muito importante para o segmento de energia solar na modalidade de geração distribuída, aquela em que o consumidor gera sua própria energia, pois permite a qualificação dos profissionais envolvidos, como também abre espaço para a certificação das empresas associadas. Mais uma vez o RN, com o apoio do Senai, mostra seu pioneirismo no campo das energias renováveis e a APER se junta a esse esforço de tornar o mercado sustentável e qualificado para os desafios de gerarmos cada vez mais energia com o menor custo possível”, comemora Max Assunção.

“Nós precisamos fortalecer cada vez mais nosso Rio Grande do Norte nesse contexto dessa grande fortaleza que nós temos que é a energia solar e a energia eólica. Nós temos informações com comparativos do passado e atuais da incidência dos raios solares em nossa região para geração de emprego e renda, investindo em capacitação e garantindo a qualidade dos serviços oferecidos”, comentou Emerson da Cunha Batista, Diretor Regional do Senai/RN.

Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER)

Constituída em 2020, a Associação Potiguar de Energias Renováveis – APER nasceu da necessidade observada pelos empreendedores e parceiros que atuam na área – particularmente na Geração Distribuída de energia solar, da formação de uma cadeia de fornecedores de equipamentos, materiais e serviços que transmitam aos consumidores segurança quanto aos investimentos que estarão realizando, com o consequente crescimento sustentável do setor.

A APER conta atualmente com 34 empresas associadas, distribuídas entre a Grande Natal, a cidade de Mossoró e as regiões Seridó e Alto Oeste do estado. A lista engloba empresas que atuam com sistemas híbridos (de geração solar e eólica) e fabricantes de estruturas para energia solar.

Foto: Divulgação

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

Assine nossa Newsletter

Midway Mall comemora 19 anos com sorteio de três BYD zero quilômetro e desfile de moda Neoenergia Cosern é criticada por quedas de energia no Réveillon Festival MADA 2023 terá o ‘Baile da Amada’ Cosern é condenada a indenizar cliente por cobrança indevida por falha em medidor Influencer trans Flávia Big Big morre vítima de câncer Ambulância das drogas: Motorista do SAMU preso usava o veículo para transportar e vender maconha e cocaína Prefeitura de Natal lança concurso para procurador Lei Seca: Idoso é preso pela terceira vez dirigindo bêbado em Natal PRF realizará leilão de veículos retidos no RN Concurso do TJRN tem mais de 54 mil inscrições Prefeito de São José do Campestre é morto a tiros em casa Governo do RN abre concurso para a Polícia Militar