Audiência pública em Patu registra união em defesa de unidade do Samu no Médio Oeste

Audiência pública em Patu registra união em defesa de unidade do Samu no Médio Oeste

Após duas horas de exposições e discussões por um público qualificado e unido em torno da implantação de uma Base Avançada do Samu na região do Médio Oeste Potiguar, a audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (30), em Patu, tirou dois encaminhamentos com relação às próximas providências a serem tomadas para a concretização dessa melhoria na área de saúde para todos os municípios da região.

“Dentro de 10 dias os prefeitos dos municípios do Médio Oeste vão se reunir, em local ainda a ser definido sobre a situação dos municípios e suas necessidades. Vinte dias depois será feita uma nova reunião com o Governo do Estado, em Natal já com o parecer técnico sobre a instalação de uma ou mais unidades na região e quais os municípios ou o município de localização”, anunciou o deputado Dr. Bernardo (MDB), propositor da concorrida audiência pública.

No desenvolvimento da audiência ficou evidenciada a união de todos os administradores municipais – prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários e profissionais de saúde, que participaram da audiência, no tocante a necessidade de a Região contar com a cobertura do Samu. O deputado propositor disse logo na abertura do evento que 77 municípios do Rio Grande do Norte são cobertos pelo serviço e lamentou que “apenas Apodi e Pau dos Ferros tenham base da Samu. A região tem 360 mil habitantes e só 60 mil têm cobertura desse serviço, muito importante para a população”.

Durante os debates, realizados na Câmara Municipal de Patu, também foi discutida a necessidade de mudança no fluxo de regulação de pacientes. Foi dado um exemplo que às vezes um paciente vai para Pau dos Ferros e somente depois é que é transferido para Mossoró, fazendo uma viagem longa e muitas vezes o hospital regional Tarcísio Maia não recebe os pacientes.

A mesa dos trabalhos, presidida pelo deputado Bernardo contou com a presença do Prefeito do Município, Rivelino Câmara; secretária adjunta de Saúde do Estado, Lyane Ramalho; presidente da Câmara Municipal de Patu, vereadora Lucélia Ribeiro; coordenador Administrativo Estadual do Samu, Caio de Souza Santos; prefeita de Olho D’ Água do Borges, Maria Elena; prefeito de Umarizal, Raimundo Nonato; prefeita de Lucrécia, Maria Conceição Duarte; Prefeita de João Dias, Damaria Jácome; secretária de Saúde de João Dias.

Dez municípios da região, Patu, Umarizal, João Dias, Lucrécia, Janduís, Almino Afonso, Rafael Godeiro, Messias Targino, Caraúbas e Olho D’Água do Borges estiveram representados na audiência pública.

Foto: Reprodução/Eduardo Maia

Siga o Por Dentro do RN também no Instagram e mantenha-se informado.

MAIS LIDAS DO DIA

Réveillon 2025 em Natal: Virada terá fogos silenciosos, shows e esquema especial de trânsito e transporte Governo Federal transfere R$ 30 bi ao RN em 2024: o que isso significa? O impasse do 13° salário dos servidores do RN Festival Vem Verão 2024 começa hoje em Natal Policial militar joga homem de ponte em São Paulo 262 vagas na saúde: SESAP-RN abre inscrições RN: 13° salário depende de verba federal Empate técnico na corrida presidencial 2026 Brava Energia participa do Mossoró Oil & Gas Energy Prefeitura divulga programação de shows do Natal em Natal 2024 Governo do RN inicia pagamento de novembro Ônibus do ABC Futebol Clube é penhorado
Pular para o conteúdo